quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

A Coluna Vertebral e o todo.

Vidrada nas funções e possibilidades do corpo humano sempre adverto meus alunos no cuidado com a coluna vertebral. Isso mesmo: como faço para enrolar, desenrolar, carregar objetos, levantar, virar de lado, fazer movimentos bruscos... difícil desenvolver esse gosto, essa percepção, mas eu tento desde a primeira aula. "O que mantém a coluna no lugar?" eu pergunto na aula, meu alunos sabem a resposta.

Sim, dançamos! Mas é pra ser com consciencia corporal, com domínio e tônus adequado, harmonia e cuidado para preservar aquilo que temos, que somos. Lesões podem acontecer na sua jornada dançante, mas isso não precisa ser uma regra. Um bom professor é aquele que te ensina a respeitar seus limites, a conhecer seu corpo e dançar com prazer, porém evitando lesões ao máximo.

Vá, mas vá com cuidado!
Ninguém deve ter orgulho de lesões provocadas pela dança, se alguém te mostrar o contrário, duvide dessa conduta — Saúde e dor, prazer e sofrimento precisam mesmo caminhar juntos? O desenvolvimento físico e técnico só pode ser alcançado se galgado no tempo, já escrevi sobre isso antes.

Adicionei abaixo um link que faz parte de uma propaganda de clínicas de Quiropraxia nos EUA, porém é muito interessante e pode nos ajudar a perceber melhor o que se passa "dentro" de nós, se não cuidarmos bem da nossa "espinha". Passe o mouse ao longo das 24 vértebras da coluna vertebral. Faça lentamente e veja uma demonstração de como a nossa coluna vertebral afeta as outras partes do nosso corpo. http://www.chiroone.net/why_chiropractic/index.html

Toque-se, ame-se, cuide-se e dançe com prazer e saúde por muitos e muitos anos.

Ana Maria Curcelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário!