Perguntas e Respostas

Até agora: 14 perguntas respondidas!
Para ter sua pergunta respondida aqui envie pelo e-mail ballet.adulto@gmail.com
Fique tranquilo, não é necessário se identificar.


***

Pergunta: "Olá Profª. Ana, vi no seu blog uma postagem antiga dizendo sobre aulas, como eram posts antigos gostaria de saber se há turmas e quais os dias/horários. Obrigada, Líria"
Resposta: Oi Líria, os dias/horários e valores atualizados estão aqui. Se você precisa saber mais sobre os níveis peço que entre em contato direto comigo por email ou telefone, ou melhor, venha conversar ao vivo que terei o maior prazer em sanar todas as suas dúvidas. Estou localizada no bairro da Vila Mariana (São Paulo/SP) bjos!!

***

Pergunta: "Como vc vive financeiramente como professora de ballet? É pq eu tenho mta vontade de dar aulas, mas falam que é tão difícil o mercado de trabalho, paga-se pouco, etc."
Resposta: Adorei a pergunta Marcela! Vamos lá, pensando em São Paulo, onde há pelo menos 1 escola de dança em cada bairro dá impressão que o mercado de trabalho é amplo, mas é legal lembrar que há muita gente pro número de vagas existente. Outra coisa é que na maioria das escolas o professor não é remunerado adequadamente, não tem direitos como registro em carteira, 13º salário ou férias de 30 dias anuais. É, não é fácil! Mas como essa realidade pode ser direrente? Procurando ter uma excelente formação técnica, de preferência ter um curso superior na área e agregar outros diferenciais no seu currículo profissional como especializações (até fora do país). E mesmo após se formar acredito que o profissional de dança nunca pode parar de estudar, de se renovar, de pesquisar, de procurar por mais. Outra dica que posso te dar e que tenho certeza que valoriza ainda o profissional é fazer aquilo que ama, sempre com o coração cheio, ir dar aulas com brilho nos olhos, cuidar de cada ser humano que aparece na sua sala, com paixão. Bjos e boa sorte!!

***

Pergunta: "ola ana eu gostaria de saber se e possivel aprender o ballet apenas por videos .... "
Resposta: Olá Flávia, uma das coisas mais legais dos dias de hoje é a possibilidade de ter muita informação ao seu dispor, como na internet. Considero o Youtube uma benção para quem gosta de dança, pois no Brasil é tão difícil achar para comprar ou mesmo para alugar bons DVD´s de Dança/Ballet, livros, enfim. Outra questão a considerar é achar uma escola perto de casa, que possamos pagar, uma turma adequada num horário possível com um bom professor, parece utópico né? rs – vale lembrar que fora dos grandes centros urbanos não é uma realidade ter escolas de dança em todos os bairros, muito menos turmas especializadas em balé para adultos.
Mas dança é essencialmente presencial, a arte de fazer ao vivo. E é muito comum o aluno adulto ter vícios de movimentação, até baseado em posturas já arraigaadas, excesso de tensão em alguns músculos e falta de tônus em outros. Por tudo isso é imprescindível que você faça aulas vivenciais e de preferência com um professor qualificado. O estudo por vídeos pode ser uma maneira muito útil de estudar em casa, no sentido de reforçar aquilo que foi aprendido em aula. Nunca comece a fazer os exercícios de ballet sem a orientação de um professor. Todos os passos tem uma maneira única de ser feita, não são apenas 'formas a serem copiadas', e isso só um professor pode lhe orientar.

***

Pergunta: "Tenho 19 anos e queria muita dançar ballet, mas meu sonho é querer ser profissional, ainda dá tempo?"
Resposta: Bom, eu costumo pensar que o universo é muito grande, e de tão vasto que é é cheio de possibilidades e combinações infinitas onde tudo pode ser possível. Estou respondendo sem te conhecer pessoalmente, sendo assim não sei como seu corpo funciona em movimento. Mas posso te dizer logo de cara que se este é mesmo seu objetivo você vai precisar fazer no mínimo 1 aula de dança por dia.
Não precisa bitolar no balé clássico, pode ser uma combinação de estilos que você gosta, como jazz, dança moderna, contemporânea, dança do ventre (quem sabe?!)... monte um programa de formação intenso mas que te deixe feliz.
Agora, pense o que significa ser profissional para você, pois é muito diferente você querer ser uma professora, uma estrela internacional ou dançar em musicais, por exemplo.
Veja que cada uma dessas hipóteses requer um nível técnico diferente, por isso é legal parar para pensar direitinho e ver se você tem a possibilidade real de começar a realizar seu sonho hoje ou amanhã, mesmo que por etapas graduais. Leve em conta sua quantidade de tempo disponível, de dinheiro, de energia e de saúde. E boa sorte!

***

Pergunta: "Tenho 17 annos e queria começar o balé agora, mas muitas pessoas me dizem que não vou conseguir. Realmente vou ter dificuldade para aprender?"
Resposta: O Ballet, mais do que outras danças, exige muitos anos de estudos para aprender todos os passos da sua linguagem, suas variáveis e combinações, desenvolver aprimoramento técnico e por último, o virtuosismo. Numa aula os exercícios têm uma seqüencia que deve ser seguida e repetida constantemente para se desenvolver. Pela ordem de estudo você vai começar aprendendo o básico para depois aprender o que é mais complicado. Normalmente isso leva algum tempo, pois o corpo deve criar um memória muscular (cerca de 8-10 anos).
Se é isso mesmo que você quer comece a fazer aulas e estude seriamente, pois com muita garra e treino a possibilidade de conseguir o que se deseja é bem grande! O trabalho é a única certeza de sucesso, não há como "pular" etapas.

***

Pergunta: "Pq a dança eh muito dificil e exige muita concentração e agilidade ?"
Resposta: Oi Danielle, a maioria das danças exige sim de quem a pratica o máximo da sua capacidade, seja ela física (força muscular, alongamento, postura) e psíquica (consciência, coordenação motora, controle, presença, bem estar, emoções) não dá para dançar "meia-boca", dançar bem é uma habilidade. Por isso mesmo tantos anos de estudos e desenvolvimento são necessários, para que tudo seja feito de uma forma harmônica e saudável, sem contar a parte expressiva pois se trata de uma forma estética de arte.
Fique tranquila e não se desanime com isso! Pois ninguém é perfeito ou nasce "pronto" para dançar. Todos, digo: sem exeção nenhuma, tem dificuldades e precisam de anos de treino e estudo para chegarem ao nível de artistas consagrados.
Concentração e agilidade são parte integrante do estudo e do trabalho do bailarino, assim como em tudo da nossa vida. Encare esses aspectos como potencial e não como um empecilho, pois é o que te possibilita crescer técnicamente. Não tenha medo dos desafios e boa sorte!

***

Pergunta:  "(...) Tenho 39 anos e nunca fiz nenhum tipo de dança, mas gostaria de saber se é possível com esta idade e nenhum conhecimento anterior iniciar aulas de balé clássico."
Resposta: Oi Vivi, é possível sim! A idéia é essa do Ballet Adulto, iniciar os estudos com 20, 30, 40, 50, 60 anos... independente do sexo, ocupação ou tipo físico. A vontade é algo brilhante no ser humano, nos faz capaz de fazer muitas coisas, se direcionado de maneira construtiva e saudável.
Se você não tem nenhuma experiência em Ballet, procure entrar numa turma nível Iniciante, onde toda a base do Ballet será ensinada antes de sair fazendo sem saber. Se possível tente assistir à aula antes de se matricular nela, –  veja os alunos, sinta o ritmo, é bom ver se essa é sua praia mesmo.
Mais alguns cuidados são importantes antes de iniciar: tente se matricular numa turma de ballet para adultos, se informe sobre seu professor, veja se ele(a) é especializado no ensino de adultos (se for, melhor ainda!), se tiver uma lesão avise seu professor antes de começar a aula. E acredite, vai dar tudo certo!

***

Pergunta: "(...) Comecei a praticar Ballet fazem 3 meses. Mas o que eu quero perguntar é se tens exemplos de alunas com mais de 30 anos que conseguiram melhorar seus "En dehors" e em quanto tempo? Estou bem ansiosa para ter uma melhora significativa no meu "En dehors"...
Resposta: Oi Isabel! Bem legal receber seu email e sua dúvida. Vamos lá: melhorar o en-dehors é uma tarefa um pouco lenta pois está ligada à alongar, fortalecer, reconhecer e controlar grupos musculares profundos do corpo humano. Ou seja, leva um bocado de tempo e prática para ativar isso. Sim, os resultados aparecem mas não pense que é fácil, e podem variar de pessoa para pessoa. Como não pude avaliar suas condições físicas e nunca te vi em movimento fica difícil definir um período mas posso adiantar que é importante ter paciência e ser persisitente. Existem centenas de exercícios dados em aula para ajudar, alguns exemplos estão nesse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=kfJ8znI-UlE Beijos e boa sorte!!!

***

Pergunta: "O alongamento/flexibilidade, é possível melhorar com o tempo?"
Resposta: Bom dia Carla! Como tudo no corpo e no balé só é possível pensar em mudanças significativas se levar em conta o tempo e a repetição. Se você faz aulas, no mínimo 2 vezes por semana, se alonga frequentemente durante, antes e/ou após cada aula (ou ainda em casa no outros dias) a resposta é sim. Porém os resultados são graduais e mesmo não conhecendo seu corpo, sua estrutura física/genética e nem seu objetivo digo de cara que são necessários alguns meses e quem sabe anos para se conseguir um espacate 180º (grand ecart). Mas não desanime, é assim mesmo, um caminho natural, vá sem ansiedade construindo seus sonhos. Beijos e boa sorte!!!

***

Pergunta: "Qando criança, entrei numa academia muito conceituada e, com isso, muito rígida, que acabou por me proporcionar uma experiência não muito boa, de modo que eu passei apenas alguns meses lá e não quis mais retomar. Hoje, aos 21 anos, decidi retomar esse sonho e encontrei um local que oferece aulas de ballet para iniciantes adultos, o que não é muito comum aqui em Fortaleza. Desse modo, gostaria de saber se você, por acaso, conhece alguma escola, aqui em minha cidade, que também ofereça esse tipo de aula; não conheço pessoas da área e fiquei sem saber a quem perguntar.
Resposta: Olá Lorenna, realmente não conheço nada em Fortaleza, sou de São Paulo/SP. O que escrevo no blog é sobre a minha experiência na dança e com meus alunos, ensinando dança. Realmente acredito e pratico nas minhas aulas uma dança baseada em prazer, respeito mútuo, arte e saúde, são os valores que passo aos meus alunos. Mas sei sim, que muitas escolas, mesmo que sem querer, promovam a competição entre os alunos, o perfeccionismo exacerbado entre outras coisas, e isso acabe trazendo marcas negativas na psique dos alunos. Isso é muito comum aliás, o balé ser visto como algo para poucos, algo dolorido, sofrido, solitário, lindo porém angustiante... Acho que já chegou a hora de mudar isso né?!
Sei que é algo muito subjetivo mas tente procurar um professor, uma turma, uma escola que trabalhe de forma diferenciada, não apenas focando a questão técnica mas prezando outras qualidades. Beijos e boa sorte!

***


Pergunta: "(...) tenho 15 anos, e faço ballet desde os 3, com 12 anos tive uma lesão muito grave no pé que seria resolvida com uma cirurgia muito arriscada, mas nada substitui o meu amor pelo ballet. Agora voltei decidida que farei tudo para continuar e um dia ser profissional. Gostaria de saber quais são suas dicas, e o que você acha sobre a minha história.
Resposta: Olá Isa, bom primeiramente meu blog é sobre Adultos fazendo Balé Clássico (a partir dos 18, 20 anos em diante... não é seu caso) mas mesmo assim vou dar minha opinião. Nunca te vi dançar pessoalmente, não sei como é sua genética, mas 15 anos é muito nova pra desisitr de um sonho, na verdade ele mal começou. Realmente quem pode avaliar comprecisão seu pé lesionado são profissionais especializados em medicina do esporte, fisioterapia, fisiologia, além de você mesma, que aos pouco desenvolverá sabedoria para perceber até onde pode ir com dor. Leia as demais perguntas e respostas acima pois há semelhança entre muitas que recebo. Se você não pode investir em mais de 1 aula por dia tente achar uma escola gratuita na sua cidade. Não há nada que o estudo, o suor, o comprometimento e o trabalho juntos não tragam em termos de recompensas, mas esse estudo (para ser uma profissional de renome como você quer) tem que ser super-hiper-mega-intensivo, pense nisso. Você está disposta a se entregar por completo? Existem outras "distrações" na vida de um adoslescente, como namorados, viagens, vestibular etc. Coisas que fazem parte da vida também, porém muitos bailarinos de sucesso abrem mão disso por um período da vida para terem suas carreiras em primeiro plano. Boa sorte! Ana

***

Pergunta: (...) "sempre tive vontade de fazer aulas de dança mas nunca tive coragem e/ou apoio. Quando criança achava até que tinha um dom natural, mas não sei se já perdi isso com meus quase 30 anos. O mais perto que cheguei da arte foi me formando em piano clássico quando adolescente, mas agora tenho vontade de fazer aulas de dança mas não sei por onde começar...pensei no ballet e pesquisando, encontrei seu blog que despertou ainda mais meu interesse e me deu mais coragem e iniciativa de seguir em frente... Mas por onde começar? Onde um homem com quase 30 anos e sem instrução prévia começaria? Confeço que tenho um pouco de vergonha mas vou encarar...Pensei em aulas particulares, o que acha? Poderia me ajudar com sua experiência nesse assunto me dando alguma dica ou orientação?
Resposta: Caro Márcio, sua dúvida e seus sentimentos são bastante comuns, recebo diversos emails com perguntas como a sua, e simplesmente a resposta é sempre a mesma: tem que começar a fazer aulas!!! (e o mais rápido possível). Não é possível seguirmos na dança sem preparar e estudar o corpo e os passos. Então ache na sua cidade uma escola com turma de adulto iniciante e vá com calma, o processo é lento. As chances são muitas para homens, pois apesar do ballet ser unisex há poucos homens que o praticam. Grande beijo e boa sorte!!!
 
***


Pergunta: (...) "faz um ano que pratico aula de Ballet e Jazz Moderno e iniciei Contemporaneo... desde então, durante os ensaios do ministério tenho reservado um tempo para ensinar as meninas, para que elas estejam aptas para apresentar coreografias mais elaboradas. Todas tem amado, inclusive eu. Porém, tento passar o que aprendo, mas creio que uma didática melhor me ajudaria mais. Sei que não tenho muita prática, nem pretendo cobrar financeiramente para isso... mas quero ter mais embassamento melhor sobre o assunto. As visitas em seu blog tem me ajudado e me entusiasmado muito. Por issso, você me faria um enorme favor, se me desse algumas dicas...
Resposta: Oi Talita!! Acredito sim que você tem que dedicar o máximo o seu tempo/esforço em ESTUDO, seja por livros, cds, dvs etc. A internet pode ser uma opção interessante, fácil acesso e conteúdo gratuito, porém eu ia citar uma outra opção melhor ainda: fazer uma formação técnica em dança (se você é de São Paulo existem excelentes opções gratuitas (como a ETEC e a Escola Municipal de Bailados) ou ainda, cursar a universidade (posso passar alguns endereços, tem no Brasil todo).
Tudo isso faz parte, mas além de ter uma excelente formação o fundamental é entender que na dança, e em todos os outros setores do conhecimento humano, o processo de aprendizado nunca acaba. Ou seja, se queremos ser bons profissionais temos que nos atualizar para sempre. Assim você terá certeza em dar o melhor, ter o que oferecer, tanto para seu público quanto aos seus alunos. Invista nisso e com certeza colherá ótimos frutos. Dá uma olhada nos links do blog, tem muita coisa para você aproveitar, e de graça!!... rs. Boa sorte e um grande beijo!!!


***


Pergunta: (...) gostaria de saber até onde se pode chegar começando tardiamente? Nos seus alunos, você vê resultados? Estou ansiosa para começar as aulas... mas ao mesmo tempo tenho receio de nao conseguir e acabar desistindo, já que meu sonho é dançar com perfeiçao.(...)
Resposta: Oi Débora!  Sendo bem sincera e objetiva qualquer um pode chegar em 2 lugares, e basicamente são eles:
- Onde seu corpo te permitir chegar (pode ou não ser um limitador, vai de cada um).
- Onde você se permitir chegar (investimento de esforço em si, inclúi tempo, energia etc).
Se não houvesse transformações significativas tanto no meu corpo, nesses anos todos, quanto nos corpos dos meus alunos eu não teria porque continuar fazendo e acreditando nisso. Dá uma olhada nas fotos aqui do blog e tire suas conclusões também. ;-)
Acho que é melhor começar assim que nasce a vontade, daí vai vendo onde seu caminhar vai te levando. Sonhar em ser perfeita é excelente, mas manter os pés no chão é ser realista, e também faz parte. Se o seu sonho é realmente esse se prepare para muito trabalho. Pense: perfeição para quê? Para quem? Não é melhor não ser tão perfeita mas ser muito feliz? Grande beijo e boa sorte!

***