segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Pés e Unhas: Cuidados e Dicas (parte 2)

Se na nossa cultura vemos os pés de forma dissecada, por partes, músculos, tendões, ossos (como na figura abaixo), na medicina oriental ele tem várias funções, como captador de energia da terra, origem dos 12 meridianos do corpo, e ainda como um mapa de comunicação com todos os órgão do corpo. Fascinante.
Esse tema pra mim é tão vasto que não paro de escrever, fora as dicas que escrevi aqui tem mais uma porção de coisas interessantes e exercícios que gostaria de mostrar para todos. Mas enquanto um workshop específico sobre pés não vem lembre-se sempre: conheça, ame e cuide deles.


- Esmalte: usar ou não? É ótimo para ter unhas firmes, prefira os tons quase transparente ou aqueles que oferecem nutrição na fórmula. Cores claras permitem que você possa ver se há alguma alteração nas unhas com o impacto dos exercícios dentro da sapatilha de ponta. Existe um mito que diz que todo esmalte em qualquer tom de vermelho oferece mais proteção às unhas devido à formulação diferente por causa da cor... De qualquer forma no Ballet as unhas dos pés ficam sempre ocultas, lá dentro das sapatilhas, porque não tentar?

Se você já usa sapatilha de ponta cuidados redobrados
- Fique de olhos nas unhas, principalmente pra quem já faz pontas, precisam estar sempre aparadas, curtas, porém sem deixar a carne dos dedos exposto. Corte sempre de forma reta (quadrada mesmo) e nunca tire as bordas ou cantos laterias da unha com o alicate, pois a tendencia é que elas encravem.

- O dedão (Hálux) e sua unha, é o maior dedo do pé e mega importante para quem faz Ballet, portanto sempre o mais propenso a todo tipo de lesão, infelizmente. Entre elas tendinite, luxação, fratura óssea, lasca, quebra ou queda da unha. Aff... parece tenso mas vida de bailarina é assim, pode acontecer.


- Cuidado com Podólogos e Pedicures: pode ir eventualmente, se não me engano a indicação para adultos é uma visita a cada 6 meses. Porém alerte o profissional que você faz dança, por isso os calos de bailarinos não podem ser totalmente removidos numa única sessão, pois são a proteção natural que nossos pés criaram contra a fricção e apoio enquanto dançamos – essa dica vale mesmo para aqueles que ainda não usam sapatilha de ponta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário!