segunda-feira, 25 de abril de 2011

O que é Coque?

Aquele birote que as bailarinas usam com os cabelos presos atrás da cabeça. Mais que puxar o cabelo para trás e prender de qualquer jeito o coque diz muito sobre a bailarina e pra ela diz mais ainda.

Se no balé clássico o coque é indispensável em outras danças pode ser desastroso... como na Dança Contemporânea, onde há dezenas de rolamentos no chão ou na Dança do Ventre, que o cabelo solto faz parte do charme da dança. Mulheres que tem cabelo curto e os homens não precisam de coque. E se o cabelo for de comprimento médio fica quase impossível prender, nesse caso é possível fazer aulas com uma faixa de tecido elástico.


Formatos e variações: para quem não gosta ou não entende parecem todos iguais... eu sei, mas note as diferenças. Tem aquele simples, bem redondinho, talvez o mais comum e usado de todos os tipos. Alguns são feitos a partir de um rabo de cavalo outros de uma trança enrolada. As versões avançadas incluem o coque banana, o embutido, com efeito de fitas de cabelo sobrepostas, e a infinidade não pára por aí.

Mas porque a bailarina precisa fazer coque?
É a pergunta que não quer calar. O senso prático diz que franja ou fios de cabelo caindo no rosto da bailarina atrapalham (e muito!) a execução da maioria dos passos, como os cambrés, saltos, giros, diagonais e grandes deslocamentos.
O mesmo pode se dizer do ponto de vista do professor, ajuda a visualização dos movimentos, digo da cabeça, de ombros e colocação geral do corpo. Fora que nos dias de calor é refrescante para a bailarina estar com o pescoço arejado...
Fazer coque diariamente ensina disciplina, demonstra a importância de lidar com o corpo, com o tempo, consigo, com coordenação motora, aparência e com o ritual que envolve fazer balé. Aprende-se mais sobre acabamento, como finalizar algo e fazer bem feito. Coque torto, mal feito, caindo ou com fios saindo é sinal de total desleixo, consigo e com o que está sendo feito, a dança em si.
Para a bailarina é ainda mais que um penteado, fazer seu coque é um momento precioso de concentração consigo mesma antes de entrar na aula, ensaio ou apresentação. E como tudo no balé coque também depende de treinamento, quanto mais fazemos melhor o resultado. E só a prática traz o aprimoramento.

Como fazer: Para fazer balé o coque perfeito deve ser seguro e bem acabado, sem fios de cabelo saindo para fora dele ou qualquer chance de desmachar durante uma diagonal rápida. O objetivo é domar e ordenar os fios, aí inclúi tirar o volume da 'juba' e esconder a franja (se houver).
Resumindo, deixo uma lição simplificada, em 3 passos: (1) rabo de cavalo, (2) torcer o cabelo, (3) enrolar em volta do ponto central, ao fim desta última fase o coque é preso por rede com grampos e/ou fivelas.


Acessórios que um coque pode necessitar: elástico, rede, grampos, gel fixador, pente ou escova, fivelas (opcional). Na verdade mais qualidade ele terá quanto mais firme ficar e bem acabado.

Dicas:
• Faça o coque exatamente no meio da cabeça, nem tão baixo e nem no alto da cabeça.
• Puxe bem os fios no rabo de cavalo para não ficar parecendo uma Gueixa de coque fofo, menos volume é melhor!
• Atenção para os fios da nuca, elimine a ondulação de cabelos na região penteando bem de baixo para cima.
• Algumas escolas adotam fitas em volta do coque, para identificação do ano cursado, uma cor para cada um.
• Se você precisa de um coque duradouro, para aguentar um dia inteiro, faça com o cabelo molhado (com água) e depois passe uma boa camada de gel fixador.
• Use fivelas com moderação, se for se apresentar use apenas grampos.

• Para palco: use uma rede invisível ou compatível com sua cor de cabelo. Grampos idem.
• Corpo de baile: quem tem cabelo curto e vai se apresentar sabe da necessidade de uniformidade do grupo: o coque será obrigatório para todas. Por isso use um tufo de cabelo artificial da mesma cor do seu, para fazer um coque postiço. À venda em lojas de bijuterias ou na 25 de março em SP.
• Para fazer o coque romântico, que remete aos balés da primeira parte do século XIX (foto abaixo), é necessário dividir o cabelo em duas partes com uma risca no meio e manter parte das orelhas cobertas por cabelo.


Outras lições: versões em tutorias completos e com fotos, legenda em inglês. Os arquivos estão em PDF para baixar. Coque banana, coque banana com variação, coque clássico baixo.

Você tem alguma outra dica para compartilhar sobre coques que não aparece aqui? Deixe registrado aqui!

3 comentários:

  1. Muito bom seu post, resolvi citá-lo em minha loja de produtos para dança. Adoraria se você pudesse fazer uma visitinha ;)

    http://hilosylunares.blogspot.com.br/2013/10/coque-de-bailarina.html

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário!