terça-feira, 1 de março de 2011

Nikolay Krusser, fotógrafo.

No século XVI os balés da corte eram horizontalizados, os espectadores podiam apreciar suas danças por balcões, acima da área cênica. A transferência dos espetáculos de balé para o modelo de palco italiano, aquele que está acima da platéia, modificou o olhar do espectador e gerou o desenvolvimento da dança clássica.

Hoje, após cerca de 400 anos passados de história da dança, Krusser o fotógrafo russo em questão, "vôa" novamente por cima dos bailarinos. Ele se liberta do foco único e frontal, remetendo seu olhar ao século XVI, quase que chapado, bidimencional.

Seu trabalho no registo fotográfico das obras de repertório (amostras abaixo) sái do lugar comum trazendo novos pontos de vista e usando as sombras como parte da composição, criando imagens etéreas e por vezes surreais. Já é meu favorito.

Cenas de 'Jardim Animado', segundo ato de 'O Corsário', Mikhailovsky Ballet.


Cena do segundo ato de 'Giselle', Mikhailovsky Ballet.


Sabina Yapparova no primeiro ato de 'Giselle', Mikhailovsky Ballet.

Para ver mais sobre seu trabalho, visite seu site, aqui.

3 comentários:

  1. Lindas fotos! ângulo surpreendente!

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  2. Oi, Ana

    Não conhecia seu blog. Adorei especialmente esse post, pois eu sou fotógrafa também.

    Também mantenho um blog de ballet, o Meia Ponta.

    Beijos,
    Carol

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  3. Carol acho seu trabalho incrível e sempre comento no Meia Ponta, acho que vc nunca reparou rs. Vamos trocar links? BJOSS!!!

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