quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O Caderno.

Quando se pensa em anotações a primeira coisa que surge na mente são as aulas teóricas. Para além delas, onde detalho a nomenclatura (descrição e função dos passos) o estudo das pontas e anatomia, aparecem outros usos para um caderno.

No ano que comecei a fazer aulas de dança eu me concentrava em me praparar para estar ali e fazer o meu melhor possível durante as aulas. Ponto final. Assim que acabava eu saía suada e geralmente meu comprometimento acabava ali mesmo, enquanto trocava de roupa.

Conforme o tempo foi passando e o meu envolvimento se aprofundando cada vez mais, percebia que após as aulas e durante meu descanço várias pequenas coisas aconteciam comigo, e em resposta no meu corpo também. Não era só o pensamento que voava, mas coisas ditas em aula que faziam sentido sem motivo aparente, lembrava de exercícios, coreografias e registrava impressões, sensações e idéias.


Com tudo isso preenchi exatamente 1 caderno para cada ano de prática de dança (alguns deles na foto acima). No fim se formou um conjunto da minha trajetória na dança com seus percalços e vitórias. Entre as páginas encontro frases como "é tão difícil fazer um espacate" (grand ecarte) logo no primeiro ano, desenhos dos ossos do esqueleto humano, notas de como tratei uma lesão no pé, como relacionei conhecimentos entre diferentes técnicas, rascunhos de aulas, diagrama da sala, posições de braços e até algum exercício que adorei fazer.

Essa é minha dica de estudo que deixo para os leitores e meus alunos. Não são só infinitos passos que estudamos, o assunto de cada um é si mesmo. Note seu corpo, suas sensações, como as coisas acontecem e se possível mantenha um registro vivo e sensível disso tudo para si.

Em alguns anos terá criado um conjunto de recordações do seu prórpio processo. De como uma abertura ou um pas de chat era impossível der ser feito e com prática e estudo tudo foi conquistado. Não precisa ser um diário, nem uma obrigação, mas fruto de um relacionamento íntimo consigo, alguém que olha enquanto vive — pensamentos, ações e sensações.

3 comentários:

Obrigado por deixar seu comentário!