sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Plágio na rede: os autores e os blogs.

Me surpreendi lendo ontem algumas mensagens e textos sobre plágio na rede nos blogs de dança brasileiros. Sim, algumas são amigas minhas, outras eu nem conheço, nem sabia desses blogs, mas eu me recinto muito pois trabalho em uma editora e para quem não sabe minha primeira faculdade é de Produção Editorial, onde estudei muito a questão da legislação.

Pois é, coisa tão comum e fácil de fazer né?! CRTL+C e CRTL+V facilitam a vida de qualquer um. E pensando que na rede não há donos a responsabilidade pessoal de gerar conteúdo só aumenta. Por isso mesmo quem cria conteúdo, escreve em blog/site, deve estar atento para tomar alguns cuidados básicos. Vamos ter atitudes mais maduras pessoal? Mais respeito.

Só publique material seu, caso você não o tenha escrito vá atrás da fonte. O que é fonte? é a mesma coisa que procurar o autor ou dar o crédito de quem criou. Para tudo existe um autor, um nome, alguém, e esse alguém tem que ser citado e de onde o texto/foto saiu (livro, site, blog, trabalho de faculdade), aliás, textos de outrem sempre entre aspas. Falo do conteúdo (texto), mas fotografia (ou outras imagens) e design (forma que se dá ao conteúdo) também entram, afinal todo blogueiro acaba sendo diagramador.


Por trás de cada blog há pessoas trabalhando para fazê-lo existir, parando, pensando, elaborando, pesquisando, lendo, escrevendo, seja no texto, na fotografia, seja investindo numa faculdade, mestrado etc. Isso tudo tem um valor, não só de respeito, mas de tempo, de energia e de dinheiro consumido. Isso é a 'propriedade intelectual'.

Da mesma forma que dançamos coreografias criadas por outros artistas/profissionais, e o nome deles deve ser citado, mesmo que seja seu professor de dança, não importa, é um direito conquistado pelo trabalho duro para criar algo.

Por mais que você leia um lindo texto, inspirador, bem escrito e aquela idéia lhe agrade tanto que você queira reproduzir é preciso pedir permissão para o autor antes. Alguns vão pedir apenas que seja citado o nome dele, a fonte, onde você viu o texto (o original), outros podem querer uma compensação monetária, escritores não vivem de vento.

Todos os meus textos escritos, publicados neste blog, estão sob minha titularidade (Ana Maria Curcelli) registrado na agência da Fundação Biblioteca Nacional, por isso precisam ter meu aval para serem publicados em qualquer outro lugar. Geralmente eu não peço compensação monetária apenas que seja citada a fonte (de onde foi tirado), o texto não seja modificado e não seja publicado em meio comercial, onde há lucro.

Há plágios nestes blogs:
Ponta perfeita e Escrevendo com os pés

Não apoie quem copia! Ajudem a conscientizar pois está é uma luta de todos por uma rede responsável. Vamos começar 2011 com uma nova consciência, por favor ajude a divulgar esta idéia!

8 comentários:

  1. Caracas Ana, amei o post e concordo com vc.

    Confesso que as fotos que retiro do google publico sem a fonte..................mas vou reparar isso.

    Meu blog estásendoplagiado? FILHOS DA MÃE

    ResponderExcluir
  2. Nossa Ana, me arrepiei qdo li esse post.Pq eu amo e indico as bailarinas do UP DANCE Studio a lerem.
    Sou fã do q vc escreve desde seu livro veg. Usei o título do seu texto, pedi autorização(vc não me respondeu),mas deixei os créditos. Então logo q elas entram, leem a frase do blog.
    Se não estiver do seu agrado, por favor, entre em contato.
    updancestudio@gmail.com
    bj
    Fla

    ResponderExcluir
  3. Oi Flávia! Te respondi no próprio post, dia 31/dez. Mas te mando de novo! Está tudo certo!!! beijo

    ResponderExcluir
  4. Heidy, eu confesso que também preciso melhorar muito no quesito créditos, é uma questão pra gente pensar mesmo e ir mudando de comportamento. Mas tem muita gente sem noção por aí, não sei se é mau-caratismo ou infantilidade, só sei que dá muito trabalho escrever um blog.
    Claro não pdoemos deixar virar uma 'caça as bruxas', já fiquei tensa essas dias por causa disso, mas está passando.
    Vc viu? e ninguém responde os comentários deixados lá, eu tinha montado as imagens e foram copiadas tb, tá certo nem eu dei o crédito, mas até as legendas eles usaram.
    Dá uma oolhada no blog da Cássia que tem mais mobilização sobre isso, gente escrevendo textos sobre a lei etc. Bj!

    ResponderExcluir
  5. Não foi a intenção copiar seu texto,achei tão interessante,por ter uma companheira de ballet em sala Grávida e também uma aluna de ballet grávida,não foi por mal.Como disse em meu blog achei super interessante o que eu li e postei....em nenhum momento disse que o texto era meu,mas tudo bem....peço desculpas então,coloquei a referencia e tenha certeza que isso não voltará a acontecer. Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Tatiane a questão quanto ao respeito é bem mais embaixo, fique atenta pois o texto não é meus mas as legendas das imagens e a montagem quem fez fui eu.
    A impressão que ficou é que vc saiu "colhendo" conteúdo para o seu blog pelo Goolge.
    A Cássia Pires iniciou uma campanha no blog dela (http://dospassosdabailarina.wordpress.com/2011/01/06/sobre-plagio-e-copia/) e já tem várias adesões:
    Ana Paula, O balé, o plágio e a lei.
    Ana Yazlle, O plágio e a dança (ou fora dela). Carol Lancelloti, Atenção para o plágio!
    Heydi Milhose, Plágio.
    Jade Christinne, Say no to “plágio”.
    Tays Alcântara, Unidas contra o plágio.
    Thaís Gondar, O plágio perfeito.

    ResponderExcluir
  7. Apoio totalmente, um blog realmente dá muito trabalho, podem haver coicidências em 2 blogs colherem e postarem a mesma matéria as vezes postada em um jornal, ou revista, mas não há coicidências em legendas..enfim, os blogs ao meu ver servem para expor uma opinião pessoal, e essa personalização é que é o bacana, ter um blog somente para copiar coisas não é "legal"nem mesmo para quem posta, e para quem lê também não, pois acompanhamos vários blogs sobre o mesmo assunto e nos deparamos com todos com um memso conteúdo. Blogueiros, postem suas experiências, pontos de vista e contribuíções, garanto que tudo ficará muito mais interessante para todos. Bjks Aline

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário!