quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O que é Linóleo?

Em dança, linóleo é o nome de um tipo de revestimento para piso impermeável levemente emborrachado. É encontrado em diversas gramaturas e cores, e dividido em tapetes, ou peças, com cerca de 1 metro de largura cada, colocadas lado a lado. Pode ser aplicado sobre o piso original de um ambiente, como num palco ou sala de aula. Sua versatilidade, está nessa colocação que pode ser definitiva ou não, como em um palco itinerante, pode ser levado e retirado após o espetáculo.

Onde estou pisando?

Para o praticante de dança, independente de ser profissional ou estudante, o tipo de piso nunca deve ser um problema, porém inflúi sim na prática de cada técnica.

Tradicionalmente as salas de aula/ensaios de balé tem piso de madeira assim como a maior parte dos palco dos teatros. É importante lembrar que o chão de madeira não pode ser encerado —, medida de segurança contra escorregões. A madeira é um material natural e nobre, que dá a medida exata do deslize necessário quando o pé passa pelo chão, para pontas exige um pouco de breu nas sapatilhas.

Já as salas revestidas com linóleo "seguram" um pouco o trabalho de meia ponta, onde o pé desliza menos devido ao atrito com o material, idem para dança contemporânea e contato-improvisação. Pelo mesmo motivo de "segurar" ele facilita durante as aulas de técnica em pontas, pois praticamente não exige o uso do breu.

Outro piso muito interessante para quem pratica dança é o piso flutuante. A olho nú parece madeira comum, porém foi desenvolvido para assegurar a isenção de impacto dos saltos dos bailarinos, contando com amortecedores intercalados entre bases de compensado de madeira.

Exemplos em imagens: linóleo branco colado com fita adevisa preta (abaixo) e sala com piso de madeira tradicional (mais embaixo).

10 comentários:

  1. Oi querida, claro que pode, é um orgulho para mim.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Quando eu fiz aula no linóleo eu não gostei nem um pouco! parece que a minha sapatilha de couro gruda mais que as outras, na pirueta gruda tudo e faz um barulho... não gostei. nem um pouco. Prefiro o piso de madeira.

    Beijocas, Cyndi

    ResponderExcluir
  3. Cyndi, penso que a melhor opção é sermos flexíveis, quem dança bem dança em qq lugar, pois nem sempre encontraremos nossa opção preferida. Bjo!

    ResponderExcluir
  4. Podemos colocar o piso de linóleo 1.8 em cima de um piso de cerâmica? Quero preparar uma sala em minha casa para a minha filha ter aulas particulares de balé clássico. Obrigada, Silvia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim! O Linóleo é a cobertura ideal para quem faz pontas e pode ser colocado sobre qq tipo de piso. Boa sorte e bjossss!!! Ana

      Excluir
  5. Boa noite Silvia, trabalho há alguns a nos com Linóleo, Barras e Piso para Dança e vi sua pergunta, ele pode ser sim aplicado sobre cerâmica. Porém o melhor seria ver o piso antes de aplicar, pois dependendo de como estiver pode ser necessário refazer o rejunte. Att, Elson http://elsonstaut.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. A sala de ballet onde minha filha faz aula não tem barra, isto é um problema? Ela tem 8 anos e é iniciante

    ResponderExcluir
  8. Para dança flamenca, qual o piso ideal?

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário!