quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O que é Chinerina?

Um acessório feito de madeira e borracha desenvolvido para ajudar a alongar a frente do pé (peito do pé ou colo colo de pé). É usada por bailarinos no mundo todo, de ambos os sexos, e dizem que foi desenvolvida por Russos, nunca encontrei mais informação sobre sua origem.

Talvez mais do que em outras modalidades de dança no balé há grande preocupação com a força e o alongamento dos pés, pois não estão na dança apenas para suportarem o peso do corpo. Como extremidade das pernas, ter pés bem trabalhados e desenvolvidos, significam grande beleza formal e funcional, dando acabamento aos movimentos e poses e ajudando a desenhar linhas claras no espaço.

Como usar a Chinerina:

Passo 1- Encaixe a parte da frente da Chinerina embaixo de um móvel fixo (estante, piano, armário etc). Sinta se está firme a colocação, insira um dos pés.



Passo 2- Devagar vá alongando o joelho, a perna deve ficar alinhada em paralelo ao chão, o tanto quanto for possível.



Passo 3-
Permaneça por 1 minuto nesta posição. Repita com o outro pé. O tempo de permanência pode ser maior, porém esse aumento será gradual.



Passo 4- Alongue a cadeia posterior de cada perna após usar a Chinerina.
Alongar é obrigatório e ajuda a evitar futuras lesões.


Observação:
As instruções dadas aqui são básicas e genéricas, sendo assim é necessário que cada aluno/bailarino procure mais orientações com seu professor, que conhece seu corpo, sua trajetória na dança, possibilidades e limitações.

4 comentários:

  1. Oi Ana! Meu nome é Yule, mandei email para você uns dias atrás perguntando sobre as aulas :)
    Enfim, só para dizer que citei seu blog num post do meu blog.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Adriana! Se vc exagerar, como tudo, pode ocasionar algo negativo, como cansaço dos tecidos extremamente usados, propensão para tendinite etc. Esses detalhes e as orientações pessoais eu acabo falando mais em aula mesmo. Bjo,

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário!