quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Gorda(o) para quê? Uma questão de peso.

Escrevi essa texto pois recebo diariamente pelo menos 1 email tratando do assunto, em perguntas como "posso dançar estando acima do peso?", "preciso emagrecer antes de entrar no balé?"... Cansada de responder cada um individualmente aí vai.

Em muitos segmentos da nossa cultura assim como para muitas pessoas a questão do peso é crucial. Na tradição da dança também é, era ou pode ser, se a gente deixar. Nesse blogue eu me dedico a tratar de todos aqueles que querem dançar independente dos padrões pré-estabelecidos, certo? Então porque é preciso entrar em conceitos tão tradicionais nunca questionados?
Já ultrapassamos as expectativas relativas a idade, sexo e experiência anterior mas mesmo assim nossa mente ainda é povoada por esse e muitos outros mitos..."Se não for magra não pode ser bailarina", assim como"Se não tiver até 10 anos não pode entrar no balé", e ainda "Não dá mais tempo para ser profissional"... enfim. Onde o peso realmente vai interferir?


Foto-montagem de Laurie Simmons - Eye to Eye (1983)



O que o peso revela sobre nós?
O corpo é um volume que equilibra dentro de si todos os seus conteúdos além de gordura. Há músculo, ossos, órgãos, pele e demais tecidos além é claro da parte etérea, as emoções, a memória... É tudo tão relativo, a relação entre altura e estrutura corporal, o volume, ,a presença de gordura localizada ou não, a genética, a alimentação, as questões hormonais, a prática adequada de uma ou mais atividades físicas.
Mais uma vez o peso não é grande indicativo, pois as moléculas de gordura são muito mais leves do que as moléculas dos músculos (massa magra).

Espelho
Sinto que as pessoas estão sempre infelizes com seus corpos, e consigo ou acham algumas desculpa para estarem. Mesmo quem é magro nunca é magro o suficiente. Falta aceitação e bom senso.
Muitas vezes a pessoa não tem uma auto-imagem condizente com a realidade, ajustar esse foco é vital para evitar situações que levem ao exagero — como dietas milagrosas, uso de substâncias perigosas, bulimia e anorexia.
Porque tudo de ruim ou tudo de bom na nossa vida tem haver com comida? De celebrações às frustrações, a comida está sempre presente. Os alimentos deveriam nutrir, mas hoje em dia tem outra função, como fonte de prazer. Realmente não temos como nos realizar de outro jeito?
Se você está realmente acima do peso deveria procurar ajuda especializada e se possível combinar uma atuação diversificada de profissionais: endocrinologista, nutricionista, psicólogo e um programa de atividade física personalizado.
Agora, porque realizar seus sonhos, que é uma forma de sentir-se bem consigo mesmo, deveria ser eliminada dessa lista de cuidados?
Sim, além de ser uma arte a dança (e o balé) é uma atividade física bastante completa e também pode te ajudar a perder peso, não fuja das aulas por esse motivo!

Minha experiência sempre me surpreendeu, nunca tive turmas homogêneas em nenhum aspecto, idades diversas, corpos diversos, experiências e expectativas variadas. Tenho algumas alunas considradas "gordinhas" que tem um en-dehors invejável além de um alongamento gigantesco, muito mais do que as bem magrinhas.
Conheci uma bailarina brasileira, lá pelos anos 2000, que nem me lembro o nome, e além de não ter o corpo ideal para ballet conseguiu o feito de ir a Londres tirar seu certificado de "Solo Seal", pelo RAD. Um grande feito, para poucos.
Durante algum tempo eu fazia contato-improvisação (é, rolando no chão e sentindo o corpo do colega sobre o meu) e durante os exercícios em duplas percebia claramente que as pessoas consideradas com sobrepeso são muito mais leves do que as magras.
Em contrapartida existem as escolas tradicionais de balé, que até hoje em dia pesam suas alunas, controlam o peso, conversam com as mães, sugerem dietas e que o peso influi na nota e na média anual que aparece no boletim.
Claro que essa realidade existe nas escolas de formação profissionalizantes, onde os alunos entram durante a infância e serão preparados por anos a fio para atuarem em companhias de dança do mundo. Ou seja, se você pretende entrar para o Ballet Kirov, Bolshoi, Royal, ABT entre outros prepare-se para se preocupar de verdade.
Caso contrário, se na sua escola de dança há algum tipo de discriminação quanto ao peso talvez seja a hora de reavaliar se você realmente está num local adequado.

Onde entra a técnica?
Ter, manter e desenvolver, força, consciência corporal e alongamento não tem nada haver com sobrepeso, dominar o uso do corpo tampouco.
O balé vai requerer muita força de regiões pouco requeridas em outras práticas como nos pés e tornozelos. E se você não tiver domínio técnico suficiente isso sim pode prejudicar ligamentos e tendões.
Conseguir elevar-se em saltos, elevés, relevés, equilíbrios, meia-ponta e em pontas tem muito mais a ver com como você usa e controla seu corpo do que com seu peso.

Em suma a aula de balé é sempre desafiadora pra quem quer que seja, independente do volume corporal.
Não invente motivos para não praticar dança, estar na aula não é o mesmo que estar no palco se apresentando, é um aprendizado para si, uma construção contínua e pessoal.
Permita-se ser feliz fazendo aquilo que gosta sem preconceitos.

A "bailarina perfeita" existe sim em alguns lugares, mas aqui por enquanto somos as bailarinas-humanas-melhores-que-podemos-ser.

E mais, queria ir mais longe e deixar uma pergunta pros leitores: O que é importante na dança e onde está a qualidade dela e seu valor? No bailarino que executa, no virtuosismo, na expressividade, na criação?

Beijos p/ todos! Ana

Ilustração feita por mim sobre foto de Alexandra Danilova em O Lago dos Cisnes.

6 comentários:

  1. Realmente, também acho que esperar emagrecer para começar a dançar é besteira. Quando comecei eu tinha esse medo, estava acima do peso (e ainda estou), mas uma amiga minha começou e também não tinha o corpo ideal. Isso me deu muita força, mês seguinte eu estava matriculada na escola de ballet.

    Mas independente disso, procuro emagrecer e parecer o melhor possível. Não tem graça querer dançar ballet e não parecer uma bailarina. rs
    Assim como ter boa flexibilidade e bom en-dehors, ter um bom corpo também faz parte de ser uma boa bailarina. Independentemente de ser profissional ou não.
    http://estherovercominggravity.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana!
    Muito boa a postagem pq é a dúvida de muitas bailarinas hoje em dia,e que por falta de informação se entragam a Bulimia ou a Anorexia...bjOs

    ResponderExcluir
  3. Oii Ana!!
    Já comentei sobre isso no meu Blog... realmente, é fato a quetão do peso.. tem pessoas que não ouvem, acham que estão certas e só veem o tal 'corpo perfeito' de uma ''Bailarina de Verdade'' na frente. Eu mesma, já tive bulimia e anorexia e foi uma fase difícil.. hj em dia, procuro fazer uma reeducação alimentar, mas eu vejo noto durante as aulas que sobrepeso não é dificuldade pra ninguém MESMO!!

    Beeijos.'

    ResponderExcluir
  4. Acho q o mais importante é a gente estar atento a pensamentos infundados, pré-concebidos, à lendas e mitos. Tem que parar pra pensar no q se está fazendo, no como e porque, ao invés de ficar repetindo fórmulas de castração da liberdade e da felicidade.
    Beijos p/ todas!!!

    ResponderExcluir
  5. oi ana tudo bem, eu tenho 29 anos e 85 kilos, sempre fui louca pra fazer ballet mais nunca tive condiçoes quando pequena, hoje tenho 2 filhas uma de 5 e uma de 11, as duas fazem ballet,e minha questao é a seguinte:pelo meu peso tenho condições de fazer ballet, a minha idade permite rsrs esse sonho renasceu em mim novamente mais não tenho coragem de falar com ninguem isso, me ajude por favor. obrigada

    ResponderExcluir
  6. Estou nesse dilema.tenho 30 anos,peso 81 kg,e queria entrar no ballet com minhas filhas.

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário!