terça-feira, 6 de abril de 2010

Dança + Música: nos vídeo clipes

Desde que eu me conheço por gente eu amo música e amo dança. Quando eu era adolescente não existia internet, nem YouTube e nem MTV ou TV à cabo (bem diferente de hoje em dia) então não dava para assistir muita coisa a não ser que passasse na TV aberta.
Na época, o que tínhamos era no máximo alguns programas de vídeo clipes como Som Pop, Realce Baby e Clip Trip.
E dança na TV? Também era raro. Mais uma vez o clipe cumpria a função de mostrar danças, – sim, uma dança Pop vinda do mundo de Madonna, Cindy Lauper, Prince e Michael Jackson, e era assim que a gente dançava, eu e minha irmã, na frente da TV.
Pra quem gosta de música e dança, o clipe é a combinação perfeita, por isso fiz uma pequena seleção de diferentes épocas e estilos, todos com dança (mas não tão Pop) e uma ligação emocional imensa. Divirtam-se nessa viagem divertida no tempo.


Hit de todos os bailinhos de garagem de 1985, 'Every Time You Go Away' com Paul Young é um clipe com historinha. Por favor, notem que as referências estéticas eram bem diferentes... Esse clipe mistura cenas retrô com sequestro, ballet e uma cena final de libertação numa coreografia de dança moderna.





No estilo rock, Courtney Love e sua banda Hole tem vários clipes com dança e trazem todo tipo de referência feminina à exaustão. Escolhi mostrar Violet (de 1995) que tem ballet e pole dance, adoro! –, notem que está sem o audio devido a implicações de direitos autorais. Para ouvir só a música (sem o clipe) clique aqui.





Uma música, uma banda e um disco que eu adoro muito é 'The trees' do Pulp (de 'We Love Life', 2001). Quando o CD foi lançado logo comprei e me apaixonei. Depois de um tempo descobri que existia um clipe dessa música, que era uma das minhas preferidas do disco. Quando assisti, fiquei de boca aberta, pois era um Pas de Deux em slow motion. Não dava para ser melhor.





Beirut - Elephant Gun. Ta aí algo mais novo, de 2007. Totalmente contemporâneo, mistura tudo que tem direito, liberdade de movimentos e uso do espaço com objetos de cena e inter-relação dos personagens-dançarinos. Gosto muito desse estilo.





Menção especial: para Kate Bush pelo conjunto da obra. Essa cantora performática surtiu muita influencia em mim! Além das caras e bocas, sua postura de dança livre e atitude cênica são tão inspiradoras e bem corajosas para a época (década de 70). Foi difícil escolher um clipe pois em praticamente todos ela está dançando no seu estilo próprio. Adoro 'Babooskha' onde ela dança com um contra-baixo, outros que recomendo são 'Love & Anger' (com bailarinas e derviches), 'Suspended in Gaffa', 'Red Shoes' e 'Running up That Hill'. Aqui deixei 'Wuthering Heights' de 1978.

5 comentários:

  1. Nossa quantas coisas boas................curti algumas delas tb.

    Menção honrrosa para Kate Bush.

    Parabéns pelo post Ana :P

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!Esse do Paul Young é mto bom, nunca tinha visto.
    Gotei!!!rs
    Ana sempre nos surpreendendo!!!

    ResponderExcluir
  3. Amo beirut, e fico encantada com o clip toda vez que vejo..
    é muito atraente..

    ResponderExcluir
  4. Tem tantos vídeos legais que daria pra fazer uma parte 2 desse tópico. E lembrar que nos EUA existe um mercado da dança voltado exclusivamente para atuação em vídeos musicais. Bjos para todas!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário!