sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Lançado documentário "La Danse"

Estreou no Festival de Veneza e de Toronto de 2009 "La Danse: The Paris Opera Ballet".

Dirigido por Frederick Wiseman* este documentário mostra o dia-a-dia da produção de 7 ballets do Ballet Opera National de Paris, umas das principais cias. do mundo com mais de 300 anos de história**.

Com mais de 2 horas de duração o documentário é um prato cheio aos fãs de dança, sendo um tributo não só às suas estrelas, à sua grandeza e tradição mas também aos demais processos e profissionais, talvez não tão glamurosos, que envolvem uma grande cia. de ballet (técnicos de apoio, departamento administrativo etc).

O documentário está em cartaz no EUA, Canadá, Japão e Europa, será que os brasileiros terão chances de ver também?

Abaixo o trailler oficial para dar um gostinho...



Curiosidades:


*Frederick Wiseman já tinha dirigido em 1995 "Ballet", documentário sobre o American Ballet Theatre, uma das principais cias. de ballet dos Estados Unidos.

**A mais antiga escola de ballet do mundo a "Ecole de Danse de l'Opera National de Paris" foi fundada em 1661, pelo rei Luis XIV da França. Na época se chamava "Académie Royale de la Danse", sua principal finalidade era ensinar senhoras e cavalheiros da corte as etapas corretas das danças de corte. As performances cênicas de ballet nessa época eram eventos que reuniam música, canto, poesia, dança e até fogos-de-artifício.

***No site do diretor há como comprar este e outros DVDs dele e mandar entregar em qualquer lugar do mundo. Fica por US$ 29,00 + frete + impostos.

4 comentários:

  1. Quando será q sai em dvd??? é legal ver o que tem por trás de um espetáculo, né?
    Beijos
    lelê

    ResponderExcluir
  2. Lê, essa é a questão, essas coisas não chegam ao Brasil (como um monte de outros documentários de dança feitos na última década).
    Vi que no site do diretor há a opção de comprar o DVD por US$ 29,90 + correio + impostos, fica meio caro. Ou aguardar que algum amigo viage pros EUA ou ainda apareça uma versão para download... beijão!!!

    ResponderExcluir
  3. Ana
    Um feliz natal e um 2010 cheio de ballet para você!
    Beijos
    lelê

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário!