terça-feira, 2 de março de 2010

Eu voltei! Saldo 2009 e planos.

2009 foi um ano mágico em muitos sentidos.
Tanta coisa aconteceu, eu entrei no twitter, comecei o blog, fiz meu primeiro ensaio fotográfico, peguei mais aulas e mais uma escola e vi se multiplicarem o número de alunas e também de responsabilidades. Acabei tendo que recusar alguns convites por extrema falta de tempo – afinal eu também tenho outro emprego, cuido de casa, do marido, dos filhos: 1 cachorro, 8 gatos, sendo 1 paraplégico que precisa de cuidados especiais intensivos. Não que isso seja uma desculpa, mas indica minha condição.
Idéias de textos, dicas, notas e rascunhos não me faltam, mas formatar os textos é o que exige um bocado de tempo e é aí que eu me perco toda. Quando eu não estou sem micro, pois meu marido trabalha com ele, estou sem net ou o micro não está funcionando bem, então dependo de um tempo livre na escola para poder entrar na net.
Por isso tudo eu sumi, fechei o blog e os textos pararam de ser publicados... só mesmo tendo muita vontade combinada com 2 semanas de férias forçadas para conseguir ressussitá-lo.
Ainda estou no processo de melhorar o visual dele, incluir links (podem sugerir, ou melhor, podemos trocar!) e acrescentar ferramentas, – ah sim, eu perco horas "apanhando" do Blogger e isso é muito chato, rs. Como agora que acabei de perceber que os comentários simplesmente sumiram do nada, alguém sabe se isso é comum ou um problema do Blogger? Bem, bola para frente.

Momentos memoráveis de 2009.
Nas férias do mês de julho algo bem especial aconteceu, fiz aulas com a bailarina brasileira Ruth Amarante durante sua estada no Brasil. Ela veio para a temporada de apresentações do Wupperthal Tanz Theatre, e, pelo que entendi, emendou alguns dias antes da sua volta para a Alemanha. Apesar do luto muito recente, ela estava lá presente, impecavelmente assídua para dar suas aulas com aqueles olhos intensos e movimentos cheios de emoção.
Foi uma experiência incrível, as aulas foram diferentes de tudo que eu já tinha vivenciado no Ballet. Uma visão totalmente diferente do corpo, do espaço, do peso, da fluência dos movimentos, da expressividade, do tempo suspenso – tinha um monte de torções, jogos de olhar, foi tudo muito profundo e simples ao mesmo tempo. Só para ter uma idéia todos os exercícios eram realizados sem música e a sala era desprovida de espelhos. Amei ter tido essa experiência.
Para quem não conhece a Ruth deixo algumas fotos dela em ação, só para dar um gostinho (veja abaixo).

Ruth em: 'Nefes', 'Bamboo Blues' (acima) e 'Sagração da Primavera' (abaixo).


Além de diversos espetáculos de Ballet, alguns com cias. internacionais, 2009 teve uma exposição de figurinos cênicos de Cristian Lacroix especialmente interessante para quem gosta de dança ou faz moda. Tive que fazer duas visitas de tão impressionante que o trabalho é, cada 'tutu' é tratado como uma jóia e horas de trabalhos manuais são gastas para a construção dos seus detalhes.
Abaixo incorporo um dos vídeos onde um desses figurinos está sendo usado. A bailarina é Agnes Letestu (Opera de Paris) se aquecendo antes de entrar em cena para o ballet 'Sherazade', – no audio ela fala um pouco sobre como e porque se tornou bailarina.



Espetáculo de final de ano.
Depois de meses de construção do trabalho técnico chega Agosto, quando todas as turmas da escola começam a ensaiar suas coreografias. O tema da apresentação de 2009, levantado pela diretora, foi inovar, fazer algo conhecido porém de uma forma totalmente nova, o Ballet diferente, renovado – um desafio delicioso que eu amei desenvolver logo de cara.
Caí de cabeça numa pesquisa musical intensa e descobri como o chorinho e toda sua delicadeza de composições com flauta e violão se cruzam diretamente ao passos de balé (ballet clássico) além de homenagear uma manifestação da cultura brasileira.
Soa estranho? Pesquisei uma série de movimentos e criei frases com piqués, giros, saltos e movimentos de braço. As aulnas acharam tudo desafiador mas abraçaram a idéia. Montei uma trilha musical inédita misturando diversos tipos de sonoridades. O figurino foi todo coloridão, não quis entrar no padrão "brasil-verde-e-amarelo".
Como sempre, o proceso de ensaios + aulas no final do ano foi bem cansativo para todos envolvidos, pois repetimos cada sequência inúmeras vezes em 4 meses de ensaios. No final o resultado foi ótimo, dá para ver o desenvolvimento de cada aluna.

Tá aí um dos momentos mais plásticos de toda a coreografia:

Durante a coreografia do 'Chorinho': um momento de dança feita só pelas pernas.


Nesse mesmo espetáculo tive uma grande surpresa em ser presenteada com uma dança-homenagem de 5 das minhas alunas queridas – a dança foi MARAVILHOSA diga-se de passagem, elas ensaiaram secretamente por meses, criaram a coreografia, o figurino, a trilha etc... Emotiva do jeito que sou, não preciso dizer muito.

No palco: as 5 em cena


Por fim tivemos uma super aula teórica de pontas, mega-informativa, trazendo uma visão técnica e crítica, mas sem ficar indicando marcas. A idéia dessa aula foi orientar o que é importante saber para comprar um bom par de maneira consciente e conseguir trabalhar com elas de maneira construtiva (e sem lesões). Por fim presenteei cada uma com uma lembrançinha de fim de ano que fiz.

O marca páginas: o meu já está em uso marcando o livro da Martha Graham.


No último dia de aula do ano, como sempre, fizemos uma confraternização com todos do Ballet Adulto. Esse ano foi amigo secreto e no meio de vários presentes trocados ganhei das alunas um albúm de fotos especial, com muitos momentos legais registrados em sala de aula e mensagens emocionadas de cada uma.

A bagunça: com direito à comilança e o albúm cheio de lágrimas.


Devido ao corre de final de ano, férias e proximidade das festas senti a falta de algumas alunas que não puderam dançar no espetáculo e nem participaram da nossa festa... uma pena, mas 2010 promete ser melhor ainda!
Um coisa inesperada que aconteceu foi ver a força dos laços de amizade que surgiram entre as alunas, até fora da aula, algo forte e duradoro que considero notável. É muito bom poder ser um elo nessa corrente!
Gostaria de agradecer à direção e funcionários das escolas onde trabalho, pelo amparo total e qualidade nos serviços prestados; aos meus colegas de profissão, que adoro e em especial as minhas alunas, pela dedicação assídua, por acreditarem tanto em mim e no trabalho, e estarem lá, sorrindo, dia após dia, com coragem para trabalhar, suar e transformarem seus corpos e almas a cada aula.
Todo mundo é capaz, é só querer, se dedicar e não ter medo de cair, pois mesmos as frustações fazem parte do processo.
E assim terminamos as atividades do ano e tivemos férias maravilhosas e merecidíssimas para descançar e voltar em 2010 com força total.

Planos para 2010.
Meus desejos? Voltar as aulas, dormir mais, correr menos, comer melhor, comer algo entre as aulas, ver meus pais sempre, responder os emails atrasados, poder ter tempo de parar, pensar, colocar as idéias no papel e escrever com calma.
Já estou com alguns projetos e várias idéias de coreografias, esse ano ninguém me segura pois já avisei desde o ano retrasado que eu queria fazer repertório. Sobre as aulas terei novidades nos horários, que irão mudar, 1 nova turma na parte da manhã e mais uma escola me convidou. Quando puder conto mais.

5 comentários:

  1. Ana, mas que bacana o seu blog. Estou ainda caminhando por ele, lendo os posts, tem muita coisa interessante, muita informação. Adorei, adorei, adorei, parabéns! Eu virei sempre aqui, com certeza. =)

    Um grande beijo,

    Cássia (dos passos da bailarina)

    ResponderExcluir
  2. Wow! obrigada! Super bem vinda Cássia, fique a vontade para comentar sempre...
    O blog estava meio parado e ressucitei ele a menos de 1 semana, quero levar a sério agora.
    E pensei da gente trocar links, se vc topar claro. Bjs
    ;o)

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana, adorei ler esse ultimo texto (não li os outros ainda), parabéns pelo sucesso.

    Farei muitas visitas aqui, beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá e muito obrigado!!!!
    Ah leia sim, aguardo seus comentários.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Teacher! No seu blog já dá para sentir o quanto você ama o ballet... Nas suas aulas você exala amor ao ballet!!!
    Tudo aqui tem sua cara, tem cara de amor e dança tudo bem juntinho!!

    (passo diariamente aqui, não comento por falta de vergonha na cara rs)

    Beijos

    Liss

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário!