sexta-feira, 1 de maio de 2009

A onda do Ballet Adulto

Estorou mesmo, não sei quem começou ou descobriu mas é sem dúvida a prática do momento. Praticamente toda semana alguém me envia uma matéria que saiu na mídia, impressa ou eletrônica, ou então um artigo, como o dos médicos ortopedistas que indicam ballet aos seus pacientes com problemas posturais ou em fase pré-cirúrgica.
Turma de adultos: iniciando no balé no curso de férias.

Além de todos os benefícios já conhecidos que as práticas de dança oferecem ao ser humano o Ballet Clássico consegue ser uma das mais completas e complexas de todas elas. Desenvolve a auto-confiança, ritmo, musicalidade, coordenação motora, disciplina, postura, auto-controle, concentração, memória, equilíbrio, força, alongamento, expressividade e interpretação artística...
Quanta coisa né?! Considero uma forma de meditação aliada à ação. Fora isso tem um algo a mais, algo de "mais profundo" que não consigo definir de maneira objetiva. Juntar na mesma prática: exercícios físicos + música + alma = totalidade do ser.
Por mais que suave, a música de piano ao fundo dita a dinâmica de cada passo, uma expressão e um tônus são requeridos à cada um deles. A precisão dos movimentos é ditada não só pela capacidade técnica do aluno, mas pela inteligência corporal e concentração total naquilo que está sendo feito. Uma espécie da 'nirvana de corpo presente', um estado de controle e ao mesmo tempo de entrega total. Graça e Força. Leveza e Peso. Expressão e Precisão. Trabalho e Prazer. Emoção e Raciocínio.
A estrutura, os movimentos, o resultado...
É bem fácil se apaixonar pelo ballet. A maioria das pessoas carrega na mente aquela imagem da bailarina perfeita, linda, leve, vestida de cor-de-rosa. Difícil é imaginar o quanto de esforço está por trás dessa imagem, quase mítica. A realidade é bem diferente... uma diversidade de corpos, experiências e idades.


Um motivo a mais para fazer
E como o ballet define o corpo! Durante os exercicios a musculatura profunda é ativada. Gerando um resultado duradouro e sempre de dentro para fora: um corpo forte, ágil e gracioso por muito mais tempo, mesmo depois de parar de fazer aulas (diferentemente de outras práticas corporais). Em pelo menos 6 meses de prática séria é fácil conseguir músculos sutilmente definidos e formas ligeiramente arredondadas. O trabalho cardio-vascular dos saltos, alegros, valsas e sequências também favorece a queima de gorduras.



Imagem mítica: leveza e perfeição (Rachel Rawlins/Australian Ballet)



É fácil se apaixonar pela aula de ballet.
A estrutura e as dinâmicas usadas são fascinantes, ao mesmo tempo artísticas e matemáticas. Estudamos anatomia enquanto dançamos as pequenas estruturas de movimentos. Fazemos uma atividade física completa, trabalhando ao mesmo tempo mente e corpo sempre regado por músicas agradáveis e variadas que acompanham os exercícios desde o aquecimento até as sequencias coreográficas. Desafiamos nossa memória e raciocínio lógico constantemente aprendendo os exercícios. E ainda fazemos novos amigos com pelo menos um interesse em comum. Dá para ser mais feliz? Cuidado para não viciar! Começa com ma aula semanal e logo, logo que fazer todo dia.



Músculos e feminilidade: Drew Jacoby/Lines Ballet

3 comentários:

  1. Seu blog está sensacional!!!!!
    Parabéns Aninha!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada querida!!! Passe sempre por aqui!! Amoo.

    ResponderExcluir
  3. Oie!!!
    adorei seu blog... eu mesmo só uma que comecei o ballet aos 23 anos ( bem tarde né)conheci e me apaixonei.Hoje tenho 30 anos faço aula de balletg 2x por semana,e tambem dou aulas a meninas carentes de escolas publicas.Tento levar a dança para as escolas como um incentivo as crianças.Amo o que faço e me dedico ao maximo as minhas alunas,pois a paixão delas pela dança não tem dinheiro que pague.
    bjus

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário!