segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Pés e Unhas: Cuidados e Dicas (parte 1)

Eles são nossas preciosas bases de sustentação, fonte de apoio e beleza, só para começar os predicativos. 
Talvez pouca gente cuide deles como realmente merecem, porém bailarinas e bailarinos devem ter cuidados redobrados devido a diversos fatores, lembrando sempre que qualquer parte do nosso corpo é importante do ponto de vista da saúde holística, mas algumas são mais ainda, independente do papel que a dança ocupe em sua vida.
Abaixo cito um lista de cuidados e dicas que colhi nesses vinte anos dedicados a dança, aproveitem e quem quiser pode também deixar nos comentários sua dica pessoal para aumentarmos essa lista.

- A maior preocupação com a  pele dos pés é quanto ao aparecimento de fungos. Eles podem surgir devido o tempo que os pés estão fechados dentro da sapatilha, suando e trabalhando durante horas na semana. Se possível faça uso de talco antisséptico, lembrando sempre de lavar e secar bem aqueles espaços "entre os dedos".

- Auto-massagem nos pés! Em 2 etapas: antes de cada aula/ensaio, a massagem é tônica, serve para “acordar” todas as pequenas musculaturas que estão entre os dedos e na sola do pé. E depois da atividade física repita a operação, mas daí com o intuito oposto, de relaxar, usando movimentos lentos, profundos e de alongamento.


- Após o banho ou antes de dormir eles merecem uma boa hidratação, aplique produtos apropriados para pés, geralmente com mentol que relaxam e dão a sensação de refrescante.

- Para pés cansados ou para relaxar o corpo todo através dos pés, faça uso do velho e bom escalda pés, aqui numa versão turbinada... Junte todos os ingredientes numa bacia média: 
- 5 litros de água quente (não é fervendo, sinta a temperatura antes)
- 3 colheres de sopa de sal grosso (ou sal marinho)
- 3 colheres de sopa de vinagre (qualquer tipo)
- 12 gotas de um óleo essencial, use o que mais gostar, idéias: Alecrim, Lavanda, Manjericão, Laranja...

- Super dica: Deixe seu escalda pés ainda mais relaxante, colocando no fundo da bacia umas 20 bolinhas de gude. Durante a imersão toque as bolinhas suavemente com a sola dos pés e os dedos, aumentando ainda mais a sensação de relaxamento. Bons sonhos!... 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário!