segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Motivação e Mudança de Comportamento

Está chateado com o Ballet? Suas aulas parecem ser sempre iguais? Precisa de estímulos para continuar? Faz aulas mas não vê grandes mudanças no seu corpo? Muita coisa pode estar acontecendo... Você já se perguntou o motivo desse desânimo?

Sobre a  aula: Bom, uma aula de ballet sempre obedecerá uma estrutura já bastante conhecida, basicamente essa estrutura em si nunca vai mudar, e ainda tem uma ordem pré-estabelecida (aquecimento, barra, alongamento, centro e coreografia ou pontas). Como professora posso pensar em fazer algumas variações dentro dessa “estrutura” sem cair na rotina para estimular os meus alunos, como: adicionar passos novos, mudar as seqüências a cada aula, trazer novos estímulos musicais semanalmente, fazer uma aula especial só com alongamento ou só de consciência corporal etc.

Se é pelos resultados: Basicamente eles irão aparecer no corpo a médio-longo prazo, é assim mesmo, tem que insistir e focar no que se quer. Outro fator é o número de aulas que vc faz por semana, quanto mais melhor. Você tem faltado muito ultimamente? Isso afeta o resultado também, você perde o vínculo com o desenvolvimento da turma e de desmotiva.
Outro fator determinante para perceber os resultados é a concentração e empenho, que estão ligados à qualidade de como você realiza os exercícios. Note se está apenas cumprindo o que o professor propõem ou tem foco na transformação?

Todo bailarino adulto tem a tarefa de lidar com seus próprios limites físicos, além de ter a coragem suficiente para transformar seu corpo milimetricamente a cada aula, sempre em doses homeopáticas.
Conforme praticamos, o trabalho do ballet vai cada vez mais se aprofundando no corpo. É uma coordenação fina da musculatura, da alma e da mente, mesmo que leve anos pra isso acontecer. Sempre que uma atividade física é interrompida o desenvolvimento pára de ocorrer. No caso do ballet se você faltar na aula por uma mísera semana quando voltar sentirá que não fazia aulas há anos.
Como escrevi em outro artigo, a ansiedade deve ser domada enquanto continuo praticando sem parar, é aí que está a arte. Sendo assim posso sempre escolher: desanimar frente às dificuldades ou me “vencer” e continuar em frente.

Algumas dicas para seguir firme e forte:
- Foque cada aula com um único objetivo a cumprir, por exemplo: “hoje vou fazer 1 pirueta limpa” ou “quero conseguir fazer bem os 32 changements propostos”, não parece mas isso já é bastante trabalho.
- Escolha e se concentre no trabalho estrutural de uma parte do corpo por aula. Exemplo: “hoje vou me dedicar aos músculos de en-dehors e só”, no outro dia “quero focar na qualidade do olhar”, e assim por diante, já é material suficiente pra meses de estudo interno.
- Lembre do seu sonho inicial e traga ele a tona novamente! Qual foi mesmo o motivo original que te levou pra aula de Ballet? Se pergunte e responda claramente por que resolvi faz Ballet? Guarde a resposta.
- Pode ser que você esteja descobrindo que sua “praia” não seja o Ballet. Normal, a vida tem dessas e mudamos de fase. A gente investe em algo por anos a fio e de repente percebe que não é bem isso que queremos mais. É normal mudar de gostos, tente outra dança ou outra prática corporal.
- Mude tudo: converse com um colega que nunca tinha notado antes, troque de lugar na barra, faça a aula de outra turma em outro dia/horário, mude o cabelo no jeito que você faz o coque, ou ainda estreie um colant novo, de preferencia de uma cor inusitada.
- Fale com seu professor em particular e conte seu problema. Acredite, se ele for sensível o bastante com certeza poderá te entender, te ajudar e fazer muitas coisas para melhorar sua relação com as aulas de Ballet.
- Deixa a dança te levar... todo mundo tem um ou mais dias ruins, às vezes péssimos. Nesses dias ruins é legal ir sim fazer aula, com as músicas, os colegas de sala e os movimentos a dança nos envolve e a transformação está feita. Basta deixar a mágica acontecer e se entregar. A dança tem o poder de mudar nosso estado físico-emocional drasticamente sempre para melhor.
- Cansou da sua professora? ou daquela turma? será que o cansaço está em ir sempre pra mesma escola? talvez seja o fim de um ciclo ali, naquele local ou com aquelas pessoas. Considere fazer aulas em um novo estúdio, fazer novas amizades, ter novos desafios, traçar uma outra rota no caminho para chegar lá...
- Já recebi emails de alunos que odeiam dançar no palco, e só de ouvirem falar a frase "espetáculo de fim de ano" fogem das aulas e para de dançar ou alguns só voltam no próximo ano... o que é normal, mas merece um artigo exclusivo só para esse assunto. 
- Em último caso dê um tempo nas aulas. Ás vezes a distância faz a gente enxergar melhor nossos objetivos. Pode ser que você volte correndo, com uma vontade louca de aprender mais ou realmente deixe de lado pra sempre. Mas se você se arrepender depois, não importa quando, mas volte! Volte mesmo.
- E se você resolver ficar e continuar seja sincera e pergunte pro seu coração: “O que te inspira e te mantém ali?”. Pode ser que seja uma imagem, ou conseguir realizar um desafio, atender um sonho do passado, sentir a sensação daqueles passos... Quando encontrar sua inspiração pessoal volte a conecectar-se a essas coisas nos momentos de desânimo, sempre funciona.
Beijos e boa sorte!
Ana




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário!