terça-feira, 8 de março de 2011

O Cinema e a Dança (parte 1)

Exceto os documentários propriamente ditos e talvez os musicais, não sei bem ao certo o que caracteriza um filme de dança, se é o assunto, a ambientação, algum personagem, uma cena com dança ou se a dança está na maneira de se contar a narrativa.

Um ótimo exemplo disso está em "Sinfonia em Paris" (An American in Paris) de 1951. Devido a lei de direitos autorais trechos desse filme não podem ser incorporados, então deixei um link para assistir. Notem como cada qualidade da pretendente em questão é descrita, sem usar palavras, pela protagonista.


O filme em questão foi ganhador de 6 Oscar e dirigido por Vincent Minelli. Estrelado por Leslie Caron no papel de Lise Bouvier e Gene Kelly como Jerry Mulligan.

Não ser um filme sobre dança mas haver dança como narrativa é onde reside a questão. E com tamanha qualidade pra mim já é mais que suficiente. Apaixonada!


Leslie Caron, francesa e bailarina de formação, foi descoberta aos 16 anos por Gene Kelly para ser substituta da atriz principal no papel de Lise Bouvier, desde então devotou toda sua carreira ao cinema. Mais sobre sua vida aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário!