sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Etiqueta para aula de balé.

Uma aula de balé é muito diferente de um laboratório de criatividade, sua estrutura é extremamente relevante. Então aí vai um guia de sugestões práticas. Algo pode ser útil, afinal, se ninguém lhe mostrou como se portar como você poderia adivinhar?

• Seja pontual. Caso chegue atrasado à aula já iniciada, peça ao professor permissão para entrar, de maneira discreta, sem alarde.

• Desligue seu celular.
Ou melhor, deixe-o do lado de fora da sala. Aproveite e jogue fora o chiclete também.

• Descubra antes da aula se sua escola exige ou não uniforme. Caso adote providencie logo, minimize gafes desnecessárias.

• Se a aula já começou, não importa se estejam no plié ou no adágio, aqueça-se antes de começar! É a maneira mais eficaz de prevenir lesões e preparar o corpo para a dança. Mas faça em silêncio, em qualquer canto da sala, e só então acompanhe a turma.

• É o professor que manda, dirige e ensina no seu território. Ele está trabalhando ali, tentando fazer o seu melhor. Mostre algum respeito à sua condução e propostas.

• Use sua aula para estudar! Apesar de ser uma ótima ocasião para fazer novos amigos a aula de balé não é terapia em grupo e nem um bar, converse com os amigos em outra ocasião. Aproveite cada aula como uma chance de aprender, crescer, se concentrar e se beneficiar de tudo mais que a dança pode te proporcionar.

• Complexo de primeira bailarina é tão deselegante. A sala de aula é um local onde todos estão lá para estudar igualmente, seus colegas não são sua platéia. Não domine o ambiente com perguntas desnecessárias ou atitudes blasés. Cumprimente todos, seja amigável e flexível, e lembre-se que você não é o centro das atenções. A turma sim é, em chances iguais.

• A barra é um local democrático, assim como o centro. Não seja espaçoso, você não é dono de nada e não há lugares pré-determinados, sendo assim qualquer um pode ocupá-los.

• Fica com sede durante a aula? Normal. Muito melhor do que sair a cada momento para se refrescar é levar uma garrafinha de água pra sala. Não atrapalha a aula e você não perderá nenhuma explicação/exercícios.

• Novatos precisam de atenção e encorajamento. Seja generoso e mostre seu apoio. Com certeza eles se sentem mais desconfortáveis para se expor e o professor pode lhes dar mais atenção. Cuidado com o ciúmes!

• Seja pró-ativo. Se o professor pedir para que demonstre um exercício encare como mais uma oportunidade de estudo, por que negar?

• Quem respeita recebe respeito em troca. Caso o professor divida a turma em grupos respeite os colegas enquanto executam algum exercício. Não converse, nem fique criticando ninguém, mesmo que você veja defeitos na sua maneira de executar. Manter as regras mínimas de boa educação é algo básico.

• Faltou na aula? Faz parte às vezes, mas nem o professor nem a turma tem culpa disso. Não adianta chegar na aula seguinte bombardeando com milhares de perguntas ou se sentindo injustiçado. Se você perdeu matéria se esforce para "pegar", mas sem "causar".

• Diagonais sem caos. Respeite sua vez e deixe os outros aproveitarem sua chance de fazer o exercício também. Siga o fluxo e nunca pare no meio ou passe na frente de alguém em "movimento" numa diagonal, sem querer você pode causar um pequeno acidente.

• Ao final da aula agradeça o professor, e ao trabalho desenvolvido ali. Se não houver "reverance" (sequência com movimentos de braço e agradecimento) bater palmas junto dos demais colegas é um sinal de gratidão adequado.


Não importa se é aula particular, com 1 aluno na sala, ou uma aula grande com dezenas deles, algumas coisas precisam ser mantidas.


Regras demais pra você? Então talvez balé não seja sua praia. Apesar de dança parecer um tanto divertida convenhamos que se você ama balé, também deve gostar de um pouquinho de ordem. Bom para todos e a escolha profissional de alguns.

20 comentários:

  1. Olha, primeiro de tudo: PARABÉNS PELO SEU BLOG. E que blog hein? Super completo. E voce escreve muito bem. Gostei do assunto. Etiqueta é muito importante, em todas as situações. Principalmente em uma sala de aula de ballet.

    ResponderExcluir
  2. Eu já conhecia algumas destas, mas sempre é bom relembrar, vou imprimir e colocar na sala de aula, pq tem umas aluninhas q acham q estão em um parque de diversão..rss
    Abraços, sempre leio seus posts.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada meninas!!
    (por favor não esqueça de colocar meu crédito)
    bjos!

    ResponderExcluir
  4. Oiie amoo seu blog, e essas etiquetas são bem úteis pq como a menina q ainda dança disse ali em cima ´´tem umas aluninhas q acham q estão em um parque de diversões EHHUEHUEHEU
    bjss :*

    ResponderExcluir
  5. Nada como respeitar as regras e as pessoas, não é?

    Ótimo post

    ResponderExcluir
  6. Ta aí, gostei!!! mtas bailarinas precisam dessas dicas...respeito acima de tudo
    parabéns pelo blog!ameiii esse post
    bjusssssssss

    ResponderExcluir
  7. Meninas, obrigado pelas mensagens de apoio. Às vezes coisas que são tão óbvias ficam esquecidas... beijos a todas!!

    ResponderExcluir
  8. Parece tão óbvio, mas a gente vê cada coisa por aí... :)
    Excelente post.
    Bjos
    Clara

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana!
    estamos organizando uma comunidade sobre ballet no Facebook - Amo Ballet. Não é vinculado a nenhuma escola, nenhuma professora.
    A intenção é ser mais uma página de serviços (com dicas, indicações, agenda de workshops, cursos, curiosidades, vídeos...).
    Estamos começando agora e todas as contriuições são bem-vindas.
    Deixo o convite para você, suas alunas e quem mais amar o ballet :)

    http://www.facebook.com/pages/Amo-Ballet/109638092445221

    Bjos
    Clara
    www.claraquintela.com/blog

    ResponderExcluir
  10. Ana! Gostei tanto que foi parafrasear para aulas de dança do ventre, pode? rs
    Beijão

    ResponderExcluir
  11. Tô quase imprimindo isso tudo e colocando lá no mural da escola de dança....kkkk
    Muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  12. Pode publicar sim Ju, só peço que cite a minha autoria. BJO!!

    ResponderExcluir
  13. Obrigado May! Pode imprimir sim, só peço que cite a minha autoria. BJOSSSS!!

    ResponderExcluir
  14. Legal Clara!!! Vi o conteúdo, está muito bacana!!! Já estou lá, "curtindo". Bjsss valeu!!

    ResponderExcluir
  15. OLha se eu tivesse lido essa matéria ano passado não teria cometido tantas gafes. Realmente a aula de ballet tem seus diferenciais das outras danças, e no meu caso, como não comecei desde criança, é difícil vc saber de certos detalhes! Parabéns! Já estou seguindo vc!

    ResponderExcluir
  16. Que bacana saber disso! Beijos pra ti Isis.

    ResponderExcluir
  17. Adorei Ana!
    Acho etiqueta para aula de ballet essencial para quem está entrando no mundo da dança e para quem já faz parte dele, que acaba sempre esquecendo!!!!!!!!!
    Gostei muito do seu blog também!
    Entre no meu:
    balletmschocolate.blogspot.com
    Espero que goste!
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Gostaria de saber onde é sua escola e se você conhece outras escolas que dêem aulas para adultos iniciantes. Tenho 18 anos e estou a procura de uma escola que me prepare para o vestibular no final do ano(pois prestarei dança).


    Se puder me adicionar no msn para conversarmos, agradeço. Caso não tenha MSN, podemos falar por e-mail, tbm.


    MSN:ihiluanyc@hotmail.com

    Encontrei seu blog numa matéria de jornal e já estou seguindo. Parabéns pelo espaço.
    ^^

    ResponderExcluir
  19. Olá Ive!
    Minha escola é na Vila Mariana mas pelo teor da sua mensagem vc não precisa frequentar aulas de iniciantes e sim uma boa aula de avançado. Para te preparar melhor pra Unicamp o ideal seriam também conseguir aliar com aulas de contemporâneo onde existam também exercícios de improvisação, criatividade etc.
    Meu msn é: ballet.adulto@gmail.com
    bjos!

    ResponderExcluir
  20. Oi Ana!
    Gosto muito do seu blog e adorei as dicas de etiqueta. Você falou de um bem simples. Usei no meu blog mas disse que foi vc que escreveu. Dá uma olhada: http://maosqdancam.blogspot.com/.
    Obrigada
    Beijos
    Patricia Signoretti

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário!