quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Meus alunos, nas aulas e no palco em 2010.

Mais uma chance de mostrá-los, orgulho meu.

Workshop no SESC: Cadência Clássica
No início do ano fui convidada para dar aulas de Balé Clássico no SESC/SP, unidade Vila Mariana. Tive alunos de todas as idades (16 a 70), níveis de experiência, os mais diversos biotipos possíveis, facilidades e dificuldades, bastante enriquecedor e um desafio delicioso para o professor. Destaque para o espaço amplo da sala, diagonais sem fim, instalações excelentes. Como era um curso introdutório, de curta duração, foram só 3 meses de aulas, todos ficaram com aquele gostinho de quero mais. Fotos por Liss Silva.


Aulas abertas de Balé Clássico para Adultos: Interdanças
Julho é um mês sem férias nas escolas que dou aula, portanto tivemos uma semana dedicada à aulas abertas ao público. Foi interessante notar a carinha de surpresa de quem assistiu, ver como uma aula é estruturada, os exercícios, os nomes, o andamento, as exigências. Para os alunos foi uma chance de mostrar parte de sua intensa dedicação diária ali, e uma maneira de se preparar para uma exposição maior, para olhares de desconhecidos tão de perto, bem diferente do palco.


O espetáculo de final de ano: Dançando os Grandes Clássicos
Dia 1 de agosto começamos a ensaiar as coreografias. Escolhemos fazer uma adaptação do tradicional balé de natal 'O Quebra Nozes'. As 3 coreografias que fiquei encarregada de criar levaram em conta o nível técnico de cada turma, desenvolvido ao longo do ano. Foram 'Dança Espanhola/Chocolate', 'Bonecas' e 'Valsa das Flores', fotos abaixo.

Descontração total antes da passagem de palco (cadê o resto do pessoal?). Apesar de todas as dificuldades e cansaço desse dia, o mais importante é manter a energia em alta com calma, positividade e respeito.

Espanholas (Chocolate) na pose final.


Valsa das Flores


Todos os alunos do balé juntos com o Quebra-Nozes (Murilo) finalizando o espetáculo.


Se apresentar no final do ano é o fechamento de uma fase de vida, de aprendizado, de crescimento e por outro lado um desafio também, não só técnico como emocional. Vejo os alunos gastam em figurino, maquiagem, horas infinitas nos ensaios a fio, paciência, cansaço, todos temos que lidar com isso. Mas a sensação de construir algo pra si a partir disso tudo é muito maior, — força, segurança, ligações de amizade e um enorme reforço na auto estima, são conquistas sem preço.

Vejo a felicidade no brilho dos olhos de cada um, incansáveis ali, ouvindo, estudando, tentando fazer sempre seu melhor, se divertindo, aproveitando cada correção... Fora o meu prazer em fazer parte disso e lidar com essas pessoas diariamente. Bora, que em 2011 tem mais!

8 comentários:

  1. Eu adooooooro esse teatro... E adorei ver as fotos todas. =)

    E estou para te mandar um email há mil anos, dessa semana NÃO PASSA!

    Beijo doce e lindo 2011.

    ResponderExcluir
  2. He he, o palco é pequeno mas deu tudo certo, tb gosto de lá. Eram 12 alunas na Valsa das Flores, imagina a minha angustia?! rs
    Beijo grande querida!!!

    ResponderExcluir
  3. Coisa mais lindas!!
    Conheço bem as três primeiras fotos!! heheheh Saudades de tudo, principalmente de você!!

    Parabéns pelo sucesso da turma!!

    beijãO

    ResponderExcluir
  4. ÊÊÊÊ!!! Suas fotos amore!!! demorei mas publiquei ao menos 3 delas, he he. Saudades master!!! bjo bjo

    ResponderExcluir
  5. Ahhh e eh daí pra mais em 2011 hen meninas!!!
    saudades de todas vcs!!
    *__*
    A gente arrasa!

    ResponderExcluir
  6. O que começou com apenas um "workshopizinho" no Sesc hoje super faz parte da minha vida, e eu adoro! Foi um achado... rs Obrigada Ana! Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Déa querida, super bailarina vc, orgulho master da prof!!!!! amo amo amo :o))))

    ResponderExcluir
  8. Meus ensaios de final de ano já começaram tambem ,porém estou um tanto desaminada, pois a roupa é muito feia. a coreografia também. Além disso tudo não tenho familia que vá me assistir . estou muito triste !

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário!