sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Espelho, pra que te quero?

Ministrando e fazendo aulas por todos esses anos cansei de ouvir das colegas e alunas que são gordas demais, magras demais, ou altas, baixas, feias, sem talento, tortas, insuficientes, inadequadas, para tudo, em amplo sentido. A tendencia que observo é das pessoas sempre penderem sua auto imagem para pensamentos negativos, com é fácil a maioria cair nisso.

Mas o contrário também acontece, tem sempre aquela colega ou aluna 'sem noção', que se acha a prima bailarina absoluta, uma estrela que ainda não foi descoberta pelo acaso, que sobe ao palco mesmo tendo faltado em mais da metade dos ensaios, que quer ficar na frente do palco mesmo fazendo aula 1 vez por semana, que pede para o professor para estar em diversas coreografias mas tem menos de 1 ano de técnica, que fica no camarim atrapalhando quem está se arrumando, que se exalta em dizer que está no oitavo ano (mas não sabe fazer uma dupla pirueta), que muda de nível sem consultar o professor antes... já estou me acostumando a essas situações, e passando a não me importar mais, de verdade. E eu, que sempre pensei que números não refletissem a qualidade oculta das coisas, inclusive da alma.

Irina Dvorovenko em 'A Dama das Camélias', por Gene Schiavone.


É incrível como temos um visão amplificada de nós mesmos, para melhor ou para pior. E eu me pergunto 'por quê?', se na sala sala onde fazemos aulas todos os dias, há pelo menos um imenso espelho do chão ao teto, em uma das paredes. Para que serve então senão como ferramenta de auto-análise? Fornece além de imagens e formas, alguma pista sobre o que há lá dentro? Acho que na maioria dos casos ele não é visto objetivamente ou não reflete nada. Talvez seja a maneira que cada um tem de fugir da realidade, esse não se encarar como é. Tente exercitar isso, se olhe no espelho e veja, o que ele reflete?

6 comentários:

  1. Não basta o espelho, querida, pois ele sempre refletirá a nossa visão turva. É preciso olhar para dentro. Se conhecer é tarefa árdua, dolorida, sem volta. Na terapia, ontem mesmo conversamos sobre isso, quando uma pessoa realmente tem amplitude sobre o que acontece, é para sempre. Além de ser muito complicado, acarreta uma imensa solidão. Por isso, a maioria das pessoas prefere não enxergar a realidade das coisas, seja ela qual for.

    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  2. Sim Cá, tb acho, metáforas usadas para esse ver por dentro. O espelho assim como os números não são suficientes. Bjo!

    ResponderExcluir
  3. oi Aninha, to adorando seu blog!
    Gosto muito do jeito que vc escreve!
    Beijos, saudade!!

    ResponderExcluir
  4. Querida! mais pra baixo tem fotos das minha alunas.... :-))))

    ResponderExcluir
  5. Olá Ana.
    Assumo que sua postagem me fez refletir.Eu só me auto-critico sabe?E me esqueço que mesmo que eu não saiba fazer um fuetê,só de tentar todos os dias me sinto vitoriosa!
    A partir de agora verei o espelho com outros olhos ok?
    Beeijos!

    ResponderExcluir
  6. Isso aí lindona! No mais foi um pouco desabafo, gente 'EGO' demais me cansa, assim como eternos descontendes. O povo bem quepodia ser mais bem resolvido. Beijos,

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário!