segunda-feira, 31 de maio de 2010

Pavlova, o verdadeiro clássico


Não é um ballet mas uma Pavlova, sobremesa que combina uma base circular de merengue coberta por creme batido e frutas da estação picadas, serve de 6 a 8 porções. Austrália e Nova Zelândia brigam entre si sobre qual nação inventou primeiro.
O nome e a criação são em homenagem a bailarina russa Anna Pavlova e surgiu após suas duas turnês nos países em questão, em 1926 e 1929.
Passando por diversas cidades e trazendo um repertório variado, o encantamento do público era tanto que rapidamente se tornou uma mania nacional, o ballet e a sobremesa.
Além de influenciar a gastronomia local, Anna deixou um legado por onde passou, principalmente na Austrália, onde o ballet se estabeleceu com força, se desenvolveu e anos depois foi dar origem ao Australian Ballet.
A sobremesa é popular desde sua criação e está no coração da cultura nacional. Proclamada como típica é fácil achar em restaurantes por lá e também é servida em festas.
Quem me contou tudo isso foi meu querido cunhado Neil, que é australiano, vive lá e faz Pavlova como ninguém.
Ele adiciona mais outras frutas no topo, banana e manga cortadas bem fininhas, além de uma fina núvem de raspas de chocolate meio amargo para decorar.
A combinação é perfeita, sútil e única, pois os sabores se complementam sem ficar enjoativo além de ser visualmente belo. Doce e cítrico, crocante e cremoso, orgânico e formal ao mesmo tempo. Uma delicadeza perfumada e leve, extremamente bem apropriada para homenagear uma bailarina diga-se de passagem.

Para saber mais sobre a trajetória de Anna tem um artigo aqui (em Português) e outro aqui (em Inglês) e a receita da sobremesa aqui.

3 comentários:

  1. Muito legal o post!
    aff.aqui sempre tem post legal!
    hehe
    =)
    bjão bailarina!

    ResponderExcluir
  2. Nossaaa que deliciaaaa

    Eu amo merengue....
    até faria a receita, se não fosse pelo fato de eu não conseguir acerta o ponto do merengue.... já tenteei fazer merengue de morango.... passei longe de virar merengue. hahaha


    Agora a Anna Pavlova é maravilhosa igual a essa sobremesa .....

    bjs..^^

    ResponderExcluir
  3. Eu fiz um post sobre a sobremesa devido ao nome dela, ,mas não sabia que a sobremesa leva o nome da bailarina como homenagem.

    Que legal!!

    Se fizessem uma homenagem dessas pra mim, minha sobremesa seria uma pizza de banana com canela............amo massa.

    Qual sobremesa seria a sua Anas? rsrsrs

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário!