quinta-feira, 13 de maio de 2010

Marcas & Marcas

Para quase todas as atividades humanas há uma porção de acessórios especiais para sua melhor realização, os equipamentos.
Na dança precisamos a princípio do corpo, e também de ter saúde, espaço, tempo, trilha sonora.
Especificamente falando em Ballet por mais minimalista que quisermos ser ainda assim precisaremos de alguns equipamentos específicos, que aparecem no mercado nas mais variadas espécies, de origens, qualidades, designs e preços.
Então quanto melhor o equipamento melhor a qualidade do que está sendo feito? Não, isso depende de quem faz, de como faz, o bom equipamento só está ali para ajudar, ele não faz milagres.

Uma diversidade de modelos e materiais...

• Sapatilha de meia ponta:
de lona, de couro, com strech, com sola inteira, com sola partida ou sola ovinho.

• Sapatilha de Ponta: nacionais ou importadas, tem pré-ponta, macia, reforçada, super reforçada, pré-moldada, com mil e umas combinações de dureza, largura, gáspea, base e calcanhar. Sem falar nas ponteiras, de silicone, de gel, de espuma/tecido...

• Colants: de Lycra, de Helanca, de Supplex, de Soft, com aplicação de strass, com ou sem forro interno.

• Malhas e afins: shorts, saias, calças de aquecimento, casaquinhos, polainas, perneiras, meias conversíveis, de lã ou tradicionais, rede para coque grossa ou fina.

E como escolher?
Leve em consideração alguns pontos: preço, durabilidade, conforto, veja se na sua escola é permitido no uniforme (se a escola adota uniforme) e pergunte-se, você vai realmente usar aquilo?

O que é prioritário: preço ou qualidade?
Uma regra que tem muito fundamento na prática:
Preço muito baixo = pouca qualidade e durabilidade.
Preço médio = qualidade e durabilidade média.
Preço alto = alta qualidade e durabilidade.
Sem entrar na questão de fazer propaganda de uma marca ou outra, pois tudo é uma questão de escolha. Dê valor ao seu dinheiro.

Controle de Qualidade
É uma expressão que muitas fábricas ainda desconhecem, um total desrespeito ao consumidor. Quantas vezes já vi colegas ou alunas minhas com sapatilha de ponta nova com a sola interna descolada, meia que deveria ser na cor salmão ser vendida na cor laranja, meia rasgar na primeira vestida exatamente 15 segundos após ser retirada da caixa, ver um colant abrir furinhos na costura lateral após o primeiro dia de uso...
Algumas situações assim já aconteceram comigo também, e várias vezes. Mas na maioria dos casos ter que voltar à loja com a nota fiscal pra trocar e ainda ter que provar ao gerente por A+B que o furo surgiu após uma aula é demorado, desgastante e acabamos gastando mais dinheiro com a locomoção, muitas vezes sem ter certeza que será mesmo trocado.

Minha dica: Quando for comprar algo pela primeira vez, vá até a loja e experimente o item antes de pagar – seja sapatilha, colant ou sapatilha de ponta. Pode demorar, a vendedora pode olhar feio, não importa, é um direito do consumidor. Não ficou bom, não leve até achar algo melhor pra você. Ah e analise a peça cuidadosamente e veja se não há qualquer defeito de fabricação também.

Sem tempo para ir a loja?
Sem problemas, hoje existem lojas virtuais de comércio eletrônico especializadas em artigos de ballet. Porém você precisa ter certeza do que está comprando, tamanho/cor etc. pois o processo de troca é complicado já que a entrega geralmente é feita pelos correios. Prefira comprar na internet só quando você já conhece o produto que está comprando.

O que funciona pra mim
Ao longo dos anos já testei diversos itens de diversas marcas e eu já achei o que é bom pra mim. Qual o número de sapatilha, o modelo do colant etc. Sendo assim fica mais fácil na hora de comprar, já que na maioria das vezes eu compro pela internet pois realmente não tenho tempo de ir às lojas.
É muito complicado indicar alguma marca para meus alunos comprarem, nunca faço isso, pois cada um sabe das suas possibilidades financeiras. Mas quando compro para mim a regra é muito clara, o produto de maior durabilidade é o meu escolhido, sempre, mesmo que seja o mais caro pois eu uso diariamente então acaba compensando. Porém para figurinos de palco uso a regra oposta, como vou usar poucas vezes sempre opto pelo mais em conta.


Esta sapatilha durou 5 anos comigo na época que eu fazia 3 aulas de Ballet por semana. Depois da foto ela foi jogada fora.


Esse colant de strass é lavado à máquina há um ano e continua perfeito!



Indicações, para você escolher, lojas e mais lojas... Um guia para comprar:

Artigos gerais para Ballet, lojas com pronta entrega, verifique endereços nos sites: Só Dança, Capézio, Raça e Malharia Marabá (SP).

Lojas virtuais no Brasil: Marnet Danças, Tudo de Dança, Balleto, D de Dança, Ballare, Bijou Ballet (bijouterias) Evolution Pirouette (SP) essa última trabalha com marcas importadas.

Lista de lojas fora do Brasil, se você mora ou está de passagem pelo exterior ou ainda gostaria de comprar pela internet aí vai: Stars Styled (EUA), Discount Dance Suplies (EUA) Gaynor Minden (tem collants maravilhosos além das sapatilhas), Danskin (EUA), Class Act (EUA) só tutus absurdos!, Dance Direct (EUA), All About Dance (EUA), Ballet Boutique (EUA), Ballet Boutique (Áustria), Ballet Gifts (Inglaterra), Dance Distribuitors (Inglaterra), Repetto (França), Benefis (Moldávia), Bloch (Austrália).

Nota: Conforme eu for descobrindo mais endereços legais eu atualizo o post, ok?!

Imagem do web-site da Repetto, achei linda.

12 comentários:

  1. Ai Ana!
    Amo esta foto da sua sapatilha... logo logo vou tirar da minha sapatilha, tá quase no ponto, né?? rssss.
    Amei as opções do exterior... quem sabe um dia, né?? Não tenho coragem de comprar sapatilha pela internet, vejo q dá mta variação de tamanho!
    Beijos e inté a noite!
    lelê

    ResponderExcluir
  2. Fico muito bom esse post...

    Concordo com tudo....
    Eu prefiro pagar um pouco mais caro em um item de ballet, do que ter que voltar varias vezes na mesma loja pra comprar de novo

    Isso já aconteceu comigo, comprei sapatilha meia ponta na Marabá...só que pra mim não duro muito...acabei com ela em 3 meses....dançando 4 vezes por semana.

    Já a da Cápézio estou com ela a 1 ano... e esta firme e forte( mais ou menos)...esta meio mole..haha...ainda não furo !!

    Não menosprezando a loja Marabá, por que lá tem bastante coisas boas com o preço bom, por exemplo a saia de ballet com bico.... muito boa e barata !!!

    Eu estou paquerando agora um collant da Só Dança, mas queria ir na loja... e não sei onde tem.... Ana sabe onde tem??
    bjs...^^

    ResponderExcluir
  3. É ana, tem certos itens que não seolha opreço.

    Porque o barato, muitas vezes sai muito caro.

    Tênis para os filhos,não pode ser de segunda linha, além de machucar/deformar os pés, não dura "nadicadenada".

    Batom bataro,além de dar alergias não protege os lábios, não tem filtro solar.

    Qto ao ballet, prefito a qualidade. Já são caros pra KCT, imagine os baratos que não duram nada...acabam ficam mais caros.

    ResponderExcluir
  4. É meninas esse é o espírito!! A gente tem que dar valor ao nosso dinheiro!!!

    Lelê: pontas no exterior? só se vc estiver em viagem e provar antes, senão no way.
    Põe a foto da sua... rs, já rasgou no dedão!! rsrs

    Ta: Tem na augusta e no Brooklin, me deixa seu email que eu te mando sim! AH, qual dessas duas é mais perto pra vc? bj!

    Heydi: concordo total contigo!! Ainda temos que pensar na segurança e conforto antes de "estragar" a coluna ou qq outra parte do corpo!! Beijão.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o post!
    Ajuda (e muito) a economizar!
    bjão!

    ResponderExcluir
  6. Ana... obrigada ^^

    Pra mim fica mais perto na Augusta, mas não me importo de ir até o Brooklin...

    tays.alcantara@hotmail.com

    bjs... ^^

    ResponderExcluir
  7. Aqui gente, endereços das Lojas Só Dança em SP:

    Nos Jardins: Rua Augusta, 2672 - Fone: 3064-7773

    No Brooklin: Rua Joaquim Nabuco, 146 - Fone: 5533-1288

    Ah, gente é legal ligar antes e verificar o horário de atendimento das lojas ok?!

    ResponderExcluir
  8. Meninas essa da joaquim nabuco entrega por sedex para atibaia. Eles cobram R$15,oo de frete mas pra mim vale a pena.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Esse post é um tanto tentado pra mim q sou pouco consumista..affff...hahahahahahaha..adorei..realmente coisas q são um pouco mais caras duram muuito mais, a minha meia ponta de couro é ótima, estopu com ela a um ano e meio dançando 2x por semana e ela está ótima, bem molinha e adequada ao meu pé, já a ponta é da capézio, porém me dei mto bem com ela, acho q pra começar está ótima!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Nossa!! Sonhos de consumo para nós bailarinas hen? *_*
    AAhh..eu só tive uma meia ponta até hoje..em quase 3 anos de ballet e acho ela perfeita! É igualzinha a sua Ana, de couro da Só Dança...tá beem velinha já heheh tem até um semi-buraco ...mas não troco ela por nada...a minha ponta a mesma coisa, ta macia e confortavel, adoroo ela!
    ...mas ainda queria mtooo uma vermelha né...fala serioo hehehe Bom..quem sabe um dia neh? Uma vermelha fininha da Gaynor..uau!

    ResponderExcluir
  11. O mais importante de tudo é dançar, sempre.
    Os demais acessórios que usamos não passam de detalhes, tenha isso em mente.
    Ás vezes investimos em algo caro que não serve pra nós... ninguém precisa se obrigar a comprar a marca mais cara!
    Quer comprar o melhor e por fim quebra a cara numa escolha errada, existe isso.
    Liberdade de pensameno e escolha: veja o mercado e crie suas próprias regras.
    Não vou indicar marcas, falei só o que funciona melhor para mim, ok?!

    ResponderExcluir
  12. Excelente post. Pratico, útil e resumido. Parabéns!

    Dá uma olhada nessa dica sobre a compra de collants.

    Será que vale a pena comprar collant no aliexpress? Ou o barato sai caro?

    https://youtu.be/Zr_-b_4Uc80

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário!