terça-feira, 13 de outubro de 2009

Matéria sobre Dança/Ballet

A revista Bons Fluidos de Outubro/2009 (nº 127, Editora Abril) trás duas matérias assinadas pela jornalista Raphaela de Campos Mello.
Ambas não tratam de nenhuma questão do Ballet para Adultos, mas são tão inspiradoras pelo bom gosto na forma de abodar o tema "Dança/Ballet", na escolha das palavras sensíveis e precisas e das lindas fotos que acompanham.
Amei tanto que tive que digitalizar e publicar. Pra variar o site da revista não está atualizado e também não tem link para essa matéria, mas tudo bem, eu me viro de outro jeito.

A primeira traz um par de páginas com uma pequena matéria poética, achei o texto tão encantador que resolvi transcrever... (abaixo)

ABENÇOADA LEVEZA
Uma, duas, três piruetas. Lá vai a bailarina a flutuar pelo palco. Vai ver, de tanto saltar, sem medo nem resistência, virou pluma. Mas não se engane. Por trás de tantos pousos e decolagens, há rios de vigor, suor e cansaço. Ossos do ofício, ela sabe e aceita. De onde vem tanta calma? Talvez da certeza de que nada poderá abalar o sorriso no rosto, o queixo empinado, a postura impecável. A bailarina nos engana com sua delicadeza de boneca miúda. Ela é, na verdade, uma guerreira. Não desiste de buscar o melhor. Se ainda não está contente com um passo, trata de lapidar o corpo, repetindo o mesmo movimento quantas vezes for peciso. E sem esmoecer diante da fadiga, inevitável, segue com suas piruetas pela vida afora. Quem assiste ao seu bailado se inspira e aprende a dançar sua própria coreografia com mais leveza e encanto.

* * *

A segunda é um ensaio fotográfico do Grupo Corpo, que conta com depoimentos da bailarina Janaína Castro e textos da mesma jornalista da reportagem anterior. Altamente inspirador!
Queria agradecer a querida Lu, por sempre me presentear com contribuições legais sobre Ballet. Amei demais!

2 comentários:

  1. Adorei Ana!!!!
    Lindo o texto!
    Beijos e nos vemos na quinta!

    ResponderExcluir
  2. Legal né Lê? Vejo que a dança vem tendo mais projeção na mídia e há cada vez mais qualidade no que é escrito/mostrado. Fico orgulhosa! rs.
    Bjo grande! até quinta!

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário!