quarta-feira, 4 de abril de 2012

"Coda", um curta metragem.

Três bailarinas estão chegando em suas casas. Sozinhas com seus próprios delírios... ou seriam suas verdades fantasiadas?
Em meio ao caos da metrópole paulistana, três bailarinas descortinam a verdade que se esconde por trás de suas imagens irretocáveis e do modelo de felicidade que representam. Ícones de perfeição, criados pelo figurino, a maquiagem, as coreografias impecavelmente sincronizadas, elas deixam transparecer o caos que carregam em si. Fragmentos de suas vidas bailam diante dos olhos do espectador, enquanto as bailarinas rodopiam delirantes em busca de libertação.

"Coda" é um curta de animação de Marcos Camargo que mescla duas técnicas: "pixilation" e "light-painting". A primeira consiste em um “stop-motion”, simulação de deslocamento de objetos estáticos. Aqui, ela é aplicada a pessoas, que atuam como se fossem bonecos. Os movimentos do ator/boneco são registrados a cada fotograma capturado pela câmera.
A técnica “light-painting”, por sua vez, permite, em um ambiente escuro, a pintura da cena ou a criação de desenhos a partir de uma fonte de luz portátil, como uma lanterna. A união das duas técnicas foi criada para animar a própria luz. O resultado é uma iluminação improvável do cenário e desenhos que interagem com as personagens.
O filme foi inteiramente produzido com fotografias e sem manipulação digital ou efeitos especiais. Foram captadas 27.000 imagens, sendo que 13.000 compõem a versão final.


Para ver o filme integral clique aqui.

"Coda" foi premiado como melhor Filme Curta-metragem de Fantasia (5º Cine Fantasy 2010), como melhor Direção de Fotografia (Festival do Júri Popular 2009) e ainda como melhor Direção de Arte (no Festival Primeiro Plano 2008).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário!