Escolhi alguns trechos da primeira aula do dia dos solistas de algumas cias. de ballet.
Para um profissional a aula significa manutenção das habilidades físicas e também uma forma de acordar, preparar o corpo para o que virá no decorrer do dia, ensaios e espetáculos.
A carga de trabalho de um bailarino desse nível pode chegar a 12 horas de atividade física diária.
É bem bacana poder ver, mesmo que de relance, alguns momentos da aula deles, o que eles fazem, como se vestem, se comportam e como dançam, mesmo que fora dos palcos.
• Esse primeiro vídeo faz parte de uma entrevista com a inglesa Darcey Bussel (34), umas das bailarinas principais do Royal Opera House de Londres e mostra trechos da aula dos solistas do Royal: http://www.youtube.com/watch?v=KsGHSg81wbk (tem que assistir no YouTube pois não consegui incorporar)
• Este é um trecho da aula da Cia. New York City Ballet:
• Este vídeo é um trecho da aula do Ballet Kirov, Adagio na barra (claramente gravado de um celular):
Notem o controle que a garota do meio tem das pernas.
Mais um trecho da aula do Ballet Kirov, piruetas no centro:
Para terminar, trechos de uma aula do Ballet Bolshoi, da década de 50, realmente incrível:
Interessante ver como as coisas mudam com o tempo, os corpos eram diferentes, tipos físicos, as exigências técnicas, linhas e limpeza.
• Trecho de uma aula de companhia bastante cheia, veja que tem pouco espaço na barra entre eles e um tanto caótica, cada um parece fazer no seu ritmo, ignorando a música. Retirado do documentário "Svetlana Zakharova Tsarine de la Danse"
Enjoy!
Ana
ResponderExcluirJá tinha visto alguns desses... adorei a das piruetas. Parece tão fácil com eles fazendo...
Beijos
Lele
Anaaa..ameii o de NY..pq eu amo lá né?!!rss...
ResponderExcluirnossa mtos homens dançando..e mto bem por sinal...deve ser bem puxado né?! as suas são assim tbm...acho mto legal!!
E como a Le disse, as piruetas parecem ser muittttooo fáceis e eles vazem duplas, triplas...ufa!!!
Beijoss, beijos.
Amo receber os comments de vcs queridas!
ResponderExcluirLê: É verdade, por trás disso tem milhões de repetições, te juro que vai ficando cada vez mais fácil de fazer, e tb com menos esforço.
Fê: vc viu como a aula do NYCB é cheia? não tem espaço vazio na barra... na gringa tem tantas cias. de dança né? empregam muuuitos bailarinos, à exemplo da NYCB. Quem sabe um dia o Brasil será assim tb? rs.