domingo, 10 de maio de 2009

Vestimenta para Aulas de Ballet

Roupa para usar durante a aula de ballet adulto é um caso sério.
Escolas mais tradicionais utilizam uniformes padronizados, do modelo de sapatilha ao colant inclusive nas cores usadas. Essas regras valem mais para crianças e adolescentes pois além de ballet estão aprendendo também a ter disciplina.
No Ballet Clássico para Adultos o caso é outro. Eu sei, eu sei, muitas mulheres carregam um sonho de realizar a bailarina que queriam ser quando crianças, daí surge aquela imagem toda cor-de-rosa, vestida dos pés a cabeça, o que também está liberado.
Mas pensando bem, já somos bem crescidinhas então lembre do que você tem à mão e não deixe que a vestimenta seja um empecilho para você ir à aula, por vergonha do corpo ou até pelo custo. O bom é estar sempre livre para variar ou mesmo mudar de idéia.
Por favor: não é necessário investir em nada por enquanto!

Em primeiro lugar: não importa como você venha a aula, desde que venha e venha feliz, se sentindo bem com você. Toda cor-de-rosa ou mesmo inteira colorida, que seja livre, leve e solta. Use peças de algodão, com ou sem lycra, mas que permitam os movimentos do corpo. Vale tudo: calça de moleton (se for comprida use dobrada), legging, meia, colant, macaquinho, shorts ou bermuda solta, camiseta cortada, top justo ou regata. Um ambiente favorável para você criar sua própria moda!

O que é fundamental: como professora preciso ver e corrigir o que as partes do seu corpo estão fazendo. Para isso preciso de roupas justas, claras ou que mostrem certas partes do corpo, como, abdomen, joelhos, bacia e tornozelos. Então não dá pra ficar escondido sob roupas largas, escuras e mil sobreposições de peças.

Colant: não é obrigatório mas ajuda muito na colocação do tônus da parede abdominal, portanto é altamente recomendado! Procure nas lojas especializadas em Ballet e verá que existem mil modelos e uma variedades de cores, com ou sem strass, com recortes nas costas ou com as costas abertas. Dos simples aos luxuosos, tenho certeza que você vai se apaixonar por algum. Os preços? Variam entre 30 reais (um bem simples) a 150 reais (um de suplex com strass, renda e costas desenhadas).

Sapatilha: peço que os iniciantes adultos sempre venham descalços, apenas com uma meia comum de algodão. Isso porque o foco do meu trabalho é o fortalecimento e alongamento dos músculos plantares, relaxando onde não precisa de tônus e alinhando o pés em relação as demais partes do corpo. A sapatilha acaba atrapalhando um pouco quando queremos sentir o chão, fazer massagens, deslizar o pé, relaxar os dedos, trabalhar os arcos de sustentação etc. Mais pra frente você usa... no começo a lei é: TER PÉS LIVRES!




Para meninas:
Saia de ballet, seja curto, até o joelho, escura ou que esconde o movimento dos quadris? Fora! Minha dica: vença a vergonha, pois aqui menos é mais!

O cabelo: se for comprido tem que ser preso sim, inclusive a franja. Lembre dos cambrés e das piruetas. Mesmo que não seja com coque, use grampos, presilhas tic-tac, faça rabo-de-cavalo ou ainda prenda com lenços originais, tiara ou faixas de lycra. O ideal é a cabeça estar livre atrás da nuca, por causa dos exercícios no chão também.

Você é amante do uniforme? Se o seu caso é esse lembre daqueles dias tão corridos que não dá tempo nem de lavá-lo. Sem problemas! Se isso acontecer improvise um novo figurino para aula com peças variadas caso seu uniforme estiver sujo, de molho ou secando no varal. Em suma, essa nunca deve ser um desculpa para faltar às aulas.

Quando o assunto é inverno: fica impossível evitar as sobreposições com mil camadas de roupas, claro. Casaquinhos, perneiras e polainas são sim permitidas, mas conforme a aula esquenta e o corpo vai se aquecendo as camadas vão sendo retiradas também...

Acessórios: Retire tudo que é supérfluo e não faz parte do figurino de uma bailarina(o). Brincos grandes ou de argola, relógios, colares, pulseiras com pinduricalhos, piercing aparente... além de poder cair e quebrar algo que é seu e tem valor causa um super estrago no caso de haver uma colisão com outro bailarino na aula, pense nisso. Pequenos objetos de metal também são ótimos para desfiar uma meia de ballet inteirinha... Pense na sua segurança e na dos outros. Se você usa óculos é bom pensar em trocá-los por lentes, se possível é claro.



Tradicional ou cores e modelos diferentes?
traga sua personalidade para a sala de aula!

*Todas as dicas acima são UNISEX (exceto 'saia') e valem para ensaios também.


Lembre-se sempre: o fundamental é estar CONFORTÁVEL!

Ana Maria Curcelli

38 comentários:

  1. Aninha,

    não conhecia o seu blog, mas é sensacional!!

    Estou lendo uma postagem atrás da outra e, como sempre, você escreve como quem está batendo papo, e seus textos fluem e é tudo super gostoso de ler. Toda a sua tragetória, e as fotos: muito legal vc dividir isso.
    Um super beijo,
    Andrea

    ResponderExcluir
  2. Hey Dea que bacana vc por aqui!
    Obrigada pelo comentário.
    Super-saudades de vcs!!!
    bjs bjs bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Tati!
    venha sim, vou amar!!
    beijão,

    ResponderExcluir
  4. Ana,

    Vc tem toda razão, apesar de eu fazer brincadeirinhas sobre a história das saias... sem elas estou conseguindo visualizar muito melhor as aberturas e o meu abdômen... já adotei para todas as aulas!!
    Vou aposentá-las e provavelmente voltarei a usar daqui a alguns anos... q bom que as roupas de ballet não saem da moda!! kkkk!
    Beijo! Lets

    ResponderExcluir
  5. Lê, que fique claro que eu acho demais as saias, são um complemento estético etc.
    Acho legal variar, um período sem usar, depois usa de novo.
    Sempre veja como vc se sente em relação ao seu corpo.
    Quando eu comecei usava direto, depois que larguei mão (me acostumei mais com minha imagem corporal) nunca mais consegui usar de novo.
    É bem pessoal mesmo.
    Super bj!

    ResponderExcluir
  6. oi tenho 22 anos vou começar a fazer ballet mais tenhe um problema alem de ser velha peso 60 kg sou gorda para fazer ballet?

    ResponderExcluir
  7. Flavia, vc realmente acha que 22 anos é velha e 60kg é gorda para fazer ballet? Refaça esse pensamento pois isso não é um problema! pelo menos pra mim não.
    Beijos e boa sorte nas aulas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara mesmo q ñ seja... pq velha e gorda sou eu, c/ 47 nos e 90 kg, há uns 30 anos afastada das sapatilhas, voltando amanhã p/ a dança!

      Excluir
  8. quem numca fez bale e tem doze anos pode tentar fazer?

    ResponderExcluir
  9. Claro! Bom acho q vc não entendeu a proposta do blog...

    ResponderExcluir
  10. adorei o post! amei seu blog... dia 31 tenho minha primeira aula de ballet... Roupa eu ja tenho tudo direitinho, e com relação a saia, eu também não gosto de usar nao auhuhuhuahuhau. Eu comprei um collant preto, uma meia rosa e uma sapatilha rosa. Com essas cores qual é a cor mais indicada pra polaina? rosa ou preto? não quero chegar chique pq não é um desfile de moda mais também não quero chegar como quem esta indo pra um carnaval rsrs! Sempre tive dúvidas com relação a isso, pois uma professora me disse que a cor da meia precisa ser a mesma cor que a sapatilha. Isso vale pra polaina/perneira ??

    Se puder responder eu agradeço =D beijão

    ResponderExcluir
  11. Olá! (você não deixou seu nome). Creio já ter respondido a essa pergunta no post, use a criatividade caso não haja uniforme com cores pré-determinadas. O importante é você estar feliz, se sentindo bem, foque na aula, no seu prazer, na dança em si. E boa sorte!

    ResponderExcluir
  12. Desculpe, meu nome é Gabrielle, pode ser Gabi. Jaja tenho minha primeira aula às 19:45, estou com os nervos a flor da pele rsrs! Tomara que de tudo certo. Optei por usar uma calça comprida (aquelas que usamos pra fazer academia em dia de frio) e o collant por baixo. No pé vou com a sapatilha, porém vou levar uma meia como vc disse =). Depois vou adquirir o uniforme la da academia. Obrigada por responder. Um beijão Ana.

    ResponderExcluir
  13. Legal Gabrielle! Isso mesmo, cheque com sua professora se há ou não uniforme obrigatório (talvez vc tenha que se adaptar). Caso a roupa for livre lembre de estar confortável, feliz consigo mesma e principalmente uma roupa que não prenda nenhuma parte do corpo (e deixe sua professora fazer as correções). Boa sorte!!! bjo ;o)

    ResponderExcluir
  14. Eu li acima uma se achando velha aos 22 anos e outra perguntando se com 12 anos dá pra fazer ballet. kkkkkk Eu tenho 38 anos e só agora pude realizar o sonho da minha vida e começar a estudar ballet. Estou muito feliz. Ah e adorei esse blog!

    ResponderExcluir
  15. Olá, eu me chamo Renata. Comecei a fazer Ballet desde criança, mas depois infelizmente deixei o Ballet porque a academia faliu e acabei desistindo. Depois na adolescência entrei no Ballet novamente, mas como a professora de Ballet era muito estúpida e, além disso me colocaram numa turma de crianças de 7 e 8 anos e, eu tinha 15, acabei largando novamente. Ano passado em agosto retornei ao Ballet clássico e estou amando. Este ano comecei a fazer duas horas seguidas de Ballet na mesma academia as terças e quintas-feiras e faço alongamento com a professora de Ballet 1 hora as quartas-feiras. Será que eu tenho possibilidade de ir para sapatilha de ponta ano que vem?
    Eu tenho 30 anos.

    ResponderExcluir
  16. Olá, meu nome é Thalita, tenho 20 anos, quase 21, vou começar a fazer Ballet daqui a um mês exatamente, que é quando começam as aulas. Adorei o blog, tirou muitas dúvidas que eu tinha. A Próposito, o lugar onde eu vou fazer tem duas opções de horarios, 2 vezes por semana e uma aula dupla no sabado. Qual é a mais recomendada??

    Obrigada!
    Bjsss!

    ResponderExcluir
  17. olá, meu nome é Ivina. Tenho 24 anos, e eu sim estou acima do peso... engordei muito depois dos meus dois filhos, e sou do tipo corpo pernas e bundas grandes... Sempre amei dançar e sempre dancei street dance... no ano de 2010 abriu uma academia em minha cidade e comecei a realizar meu sonho... sim, velha e acima do peso... e digo para todas que entram aqui: é possível!!!! Claro, não espero ser uma super profissional, apesar que falando em contemporâneo, Martha Grahan começou com seus 22 anos... Entao... Add seu blog no meu... Fiz um blog justamente sobre isso: começar a dançar mais velha, e o seu tem td a ver com o meu!!! Parabéns...

    ResponderExcluir
  18. Ah, não deixei bem claro... faço ballet na tal academia.. rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  19. acho loucura pessoas que querem acabar com ballet clássico,ballet clássico é para todos,adoro ser bailarina clássica,odeio quem derespeita minha profissão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liana, quem aqui desrespeitou a sua profissão? Me desculpa, mas você não tá fazendo muito sentido.

      Excluir
  20. Tenho loucura por fazer Ballet... acho lindo!!! mas tenho vergonha... me sinto mto velha p começar! tenho 27 anos e as meninas q fazer Ballet são mto novas!!!

    ResponderExcluir
  21. Adorei as dicas, muito boas mesmo!
    Não conhecia o blog, conheci agora. Parabéns!


    Via http://tatashhormain.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Vc da aula aonde eu gostaria de saber ?

    ResponderExcluir
  23. Adorei o seu blog. Entra no meu, espero q vc curta, ele tbm é d moda: www.modadebailarina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Olá,tenho 31 anos e 80kg,será q estou velha e gorda para começar a dançar balé? Meu médico recomendou para melhorar minha postura...

    ResponderExcluir
  25. Qual collant é melhor com manga ou alça fina ? Eu tambem queria o conselho sobre a cor, eu estava pensandk em algo mais preto, tipo collant preto mais nao sei se é "legal" usar meia calça e sapatilha preta, mas se usar sapatilha branca fica estranho ?
    Estou confusa!!

    ResponderExcluir
  26. obrigado pelas dicas! onde geralmente eu encontro colant? tem diferença da feminina e da masculina?

    ResponderExcluir
  27. OLá bom dia. Comecei a ler sobre ballet achei seu blog e já gostei muito. A comneçar por vc dedicar o blog a sua gatinha Mayumi que é paraplégica, nós que temos ou tivemos animais defici~entes aprendemos muitos com eles. Os animais merecem todo amor e respeito e vc demontra isso ao dedicar o blog a gatinha. Ballet é arte e arte é amar ! Vou te seu blog na minha lista de referência sobre ballet pois quero aprender sobre essa dança dos deuses. Bom dia e parabéns .

    ResponderExcluir
  28. Corrigindo: Deficientes .
    Vou ter seu blog.

    ResponderExcluir
  29. Oi.Tenho 34 anos e comecei a fazer balé,estou adorando.Sei q por causada idade não posso mais fazer carreira,mas será que se eu absorver todo o conhecimento,posso,sei lá,talvez ser um profissional nessa área?Abrs

    ResponderExcluir
  30. Oii, me chamo Karen, tenho 22 anos... 1,60 de altura 57kg... kkkProcurando sobre coisas clássicas, violino (sonho em aprender tocar) e ballet (que sempre tive sonho de dançar mas nunca tive oportunidade), encontrei vocês... E me despertou aquela vontade de tentar... Quando criança queria, porém minha mãe foi muito desinteressada em estimular e etc... Depois quando surgiu uma escola aqui perto de casa eu já tinha 14 anos (sem idade), e assim foi... Agora me vejo, fazendo faculdade de algo que não me agrada muito, e acho que com início de depressão (não sei se posso afirmar, pois nunca procurei um médico e nem me abri com ninguém, na verdade nunca demontrei meus sentimentos a ninguém), e com uma vontade imensa de fazer algo que eu realmente goste... Sobre o ballet não sei nada mais do que conheci em desenhos e filmes infantis, porém a bailarina me encanta em tudo; postura, perfeição, sutileza, cores, magia, e etc... Fora as músicas que são magníficas... Quero realizar um pouquinho dos meus sonhos e não ser e me desprender dessa pessoa frustrada que me encontro... Não sei se da pra ser profissional, onde encontrar roupas e etc... Só sei que estou com uma vontade imensa de tentar. ..

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário!