domingo, 26 de abril de 2009

Metodologias de Ensino do Ballet

Apesar de ser um assunto extenso e até polêmico as principais metodologias de ensino de Ballet Clássico, vieram ou foram formalizadas cada uma por seu mestre, em determinado local, sob certos aspectos estéticos, funcionais e culturais de sua época.

Basicamente as principais diferenças entre as metodologias são caracterizadas pela forma de excução dos passos, a ordem dos exercícios, posturas, colocação, formas dos braços e também na nomemclatura.

Não há como comparar escolhendo um método melhor ou pior de ballet. Cada um tem seus méritos e se propõem a trabalhar mais algum aspecto do que outros. O resultado é estético, baseado numa técnica apurada segundo suas bases estilísticas de trabalho.

As "escolas" mais conhecidas/difundidas são:

- Método Vaganova ou Russo
- Método Royal Academy of Dance, da Inglaterra (ou RAD)
- Método Francês
- Método Italiano ou Checcetti
- Método Cubano
- Método Dinamarquês (Buornoville)
- Método Balanchine (Escola de Ballet Americano)

Para os bailarinos, estudantes de dança é bem bacana poder ao menos conhecer, ou seja fazer por um tempo, um pouco das diferentes linhagens do ballet. Que é também uma forma de enriquecer o repertório teórico/prático de vivências corporais.


Metodologias e eu.
Nesses anos de aulas pude experimentar, mesmo que só por alguns meses, o Método Russo, o RAD, o Francês, o Italiano e o Cubano. Me fixei por mais tempo no Russo, que é minha maior influência.

Na prática: as aulas.
Nas aulas de ballet clássico para adultos que ministro procuro trazer aos alunos uma pitada de tudo que somei na minha formação, – aquilo que julgo de melhor e mais aproveitável didaticamente que experimentei em termos das metodologias vivenciadas, sempre visando construir uma base corporal forte e pronta, além e um olhar crítico e variado.

Adiciono ainda práticas de consciência corporal e anatomia funcional, baseadas na Eutonia, Psicomotricidade, Ideoknesis, Feldenkrais e exercícios de força vindo do Pilates e RPG.

2 comentários:

  1. Monica muito prazer.... meu nome é Martha Blanco...... sou bailarina, hoje aposentada mas ainda em funçao ..E trabalho com adultos desde 1972.... e posso garantir que me foi muito satisfatorio e rico em aprendizado...pois eles trazem junto com o seu desejo todo o seu processo de vida ..... Hoje trabalho em Niteroi..... email...marthablanco678@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Monica muito prazer.... meu nome é Martha Blanco...... sou bailarina, hoje aposentada mas ainda em funçao ..E trabalho com adultos desde 1972.... e posso garantir que me foi muito satisfatorio e rico em aprendizado...pois eles trazem junto com o seu desejo todo o seu processo de vida ..... Hoje trabalho em Niteroi..... email...marthablanco678@gmail.com

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário!