domingo, 17 de abril de 2011

Respostas sobre dança e obesidade.

Geralmente as peguntas eu respondo numa página só para isso. Porém, nas últimas semanas, recebi uma grande quantidade de emails com o mesmo assunto. Por perceber o quão comum é essa situação vou responder diretamente como um artigo. Os nomes dos autores foram trocados para evitar qualquer tipo de constrangimento.




Pergunta: "Olá! Meu nome é Cíntia, tenho 23 anos, e tenho problemas com peso, sou obesa, mas estou em fase de emagrecimento. Tenho muita vontade de fazer balé e de realmente um dia consegui ficar na ponta dos pés. Será que isso é possível?"

Resposta: Realmente há sim uma grande possibilidade de você conseguir. Mas antes disso você terá que começar um conjunto de ações combinadas para a médio prazo chegar ao grande dia, como uma reeducação alimentar séria, programa de exercícios (podemos considerar o balé como parte disso) e acompanhamento psicológico.
É possível cursar aulas de balé normalmente sendo obesa porém terá alguns cuidados especiais para preservar seu físico e não lesá-lo, por exemplo evitar saltos, cheque com seu professor. Não é o peso que impossibilita seu contato com as técnicas do balé, na verdade já vi lindas bailarinas dançando, até com muito en-dehors, e estavam com sobrepeso, lembre-se que estamos falando de arte.
Note que a construção técnica, como tudo que envolve o corpo, é lenta, profunda e em etapas, envolve consciência corporal, aquisição de força específica, alongamento etc. A média para uma bailarina iniciante chegar às pontas varia entre 1 a 3 anos consecutivos de técnica de balé, pensando em 2 aulas semanais. Claro que há opção de fazer mais aulas semanais e diminuir esse tempo, e que pode variar de pessoa para pessoa, depende de seu aprendizado, estrutura física e genética —, note que estou falando às cegas, sem nunca ter te visto em movimento.
Por hora lembre-se de ser realista quanto aos seus desejos e limitações e procure sempre bons profissionais para te orientarem, tanto na área de saúde quanto na dança.



Pergunta: "Sonho mto em voltar a dançar, tenho 24 anos, mas não sei se devo esperar emagrecer, para evitar lesões e coisas do tipo e correr o risco de nunca emagrecer tb, né? ou se devo tentar agora, com esse meu peso, o ballet clássico e usá-lo como estímulo para uma vida mais saudável. sou diagnosticada com transtorno bipolar de humor, e compulsão alimentar o que vc acha?"

Resposta: Primeiramente acho muito importante ter uma visão equilibrada de tudo que somos, fazemos e sonhamos. Se você tem essa visão de si mesma já é um grande salto para a mudança. Com certeza emagrecer vai te ajudar a ficar mais leve quando estiver no balé, pois em pontas o peso pode ser maléfico para as estruturas dos pés, joelhos, tornozelos e quadris, causando possíveis lesões.
Porém lembre-se que um bom professor só te colocará em pontas quando isso significar um crescimento técnico pra você, ou seja, daqui a alguns anos. Então é normal ficar entre 1 a 3 anos fazendo aulas sem usar pontas, trabalhando a construção técnica, que te prepara para usá-las.
O balé em si pode te ajudar de forma limitada a emagrecer, pois a parte cardio-vascular não é o foco exclusivo da técnica, o gasto calórico é moderado para iniciantes. Mas não deixe de fazer aulas por causa disso, aliás veja tudo com um conjunto de formas de atuação para sua felicidade e saúde, por exemplo: reeducação alimentar, antidepressivos se for o caso, consultas com psicoterapeuta, atividades físicas (balé, dança contemporânea etc), medicina complementar (acupuntura, florais, massagem).
Promova um plano com objetivos e ações reais de transformação, é bem provável que você precise encontrar um grupo de bons profissionais de diversas áreas para isso.
E na minha opinião eu realmente acho que o estímulo para sua boa vida tem que ser você, que é o seu grande objetivo e não o balé, o balé só ocupa parte da sua felicidade. Você é maior, você é o foco.

Quem quiser ler mais: já tinha falado sobre o assunto neste artigo.

4 comentários:

  1. Todo mundo tem um ponto no peso, ne? Eu me sinto a primeira da fileira de mulheres e ás vezes, me olho no espelho que falta uns kilos para dar harmonia pro meu corpo.. =/

    ResponderExcluir
  2. Eu emagreci quase 5kg desde que comecei o ballet. (Faço aula 6 vezes por semana e reeducação alimentar).
    Ficar na frente do espelho pelo menos 1 hora por dia faz a gente ficar mais vaidosa e querer melhorar sempre.

    ResponderExcluir
  3. Ana gostaria de saber se você costuma há dar aulas para obesas.Faço aula de ballet há 3, onde eu moro mas é um 1 vez por semana e é muito precário por ser da prefeitura gostaria muito de fazer aulas em escola de dança mas eu tenho muita vergonha por ser obesa me ajuda beijão.

    ResponderExcluir
  4. Ana... se vc puder... pode postar dicas de makes para espetaculos?? Pense numa bailarina com olhos beeeem pequenos... Sou eu...rsrs

    Adoro seu blog!!


    bjosss

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário!