quarta-feira, 13 de abril de 2011

Foi na TV: a arte e o preconceito.

O balé Kirov visto por dentro, com alguns pontos de vista bem interessantes sobre o modo de vida dos bailarinos, a técnica e a profissão. Conduzida por Glória Maria, tem mini entrevistas com Faruk Ruzimatov, Yuliana Lopaktina e Diana Vishneva (minha preferida!). Essa matéria foi exibida pelo programa Fantástico da TV Globo 1988, na época eu estava na oitava série e não fazia balé.
Por incrível que pareça essa matéria ficou muito conhecida, não pelo seu assunto ou qualidade, por trazer aspectos da dança pouco discutidos na época, mas por um erro técnico. Um dos apresentadores do programa diz uma frase preconceituosa quanto aos bailarinos. Como na época o programa era exibido ao vivo não houve como editar o som, e foi para o ar assim mesmo.

3 comentários:

  1. Oi, Ana!
    Achei muito interessante o seu blog e vou acompanhar.
    Sou bailarina à 16 anos, e à 2 dou aula para crianças. Este ano, me surgiu a oportunidade de montar uma turma somente para adultos.
    Seu blog tem bastente informação e vai me ajudar a focar nas aulas para essas mulheres que sabem que nunca é tarde para começar.
    Abraços,
    www.twitter.com/murielandrea

    ResponderExcluir
  2. Não vi a parte em que um dos apresentadores faz um comentário preconceituoso.

    ResponderExcluir
  3. achei o video inteiro meio preconceituoso, mas já como era em tempos mais antigos que hoje, não levo muito a sério. eles dizem que o ballet, a dança, é um sacrifício de tolo (praticamente) e hoje, mais abrangente, a dança não é nem de longe isso ai!

    bgs, http://forgirlsforus.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário!